Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
No Brasil, a atuação do fonoaudiólogo hospitalar é essencial em diversas áreas, inclusive em cuidados paliativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos são oferecidos a pacientes com doenças ameaçadoras da vida para melhorar a qualidade de vida desses pacientes e suas famílias, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Em um hospital público, Dona Vera, 68 anos, foi diagnosticada com câncer de pulmão em estágio avançado e encontra-se em cuidados paliativos. Sua principal queixa é a dificuldade para engolir alimentos e líquidos, o que tem prejudicado sua nutrição e hidratação, além de afetar sua capacidade de se comunicar eficazmente com a família e a equipe de saúde.
Considerando o papel do fonoaudiólogo hospitalar em cuidados paliativos, é CORRETO afirmar que:
No que concerne à atuação fonoaudiológica em casos de traumas de face e cirurgia ortognática, julgue o item a seguir.
Entre as alterações horizontais em pacientes com indicação de cirurgia ortognática está o prognatismo, que é caracterizado pelo posicionamento distal da mandíbula em relação à maxila, resultante da deficiência no desenvolvimento da mandíbula.
Durante o desenvolvimento embrionário, as fissuras labiopalatinas ocorrem devido a uma interrupção no fechamento de quais estruturas?