Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Ao elaborar um projeto de intervenção para o combate à violência sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, o assistente social priorizou a difusão do conhecimento, em parceria com instituições que defendem os direitos desse público-alvo. No primeiro ano de execução, o projeto pretende atingir 2% da frota de caminhões que abastecem nos postos de combustível da rodovia BR 101, com a distribuição de 120.000 exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente para os motoristas.
O que o assistente social definiu ao fazer essa projeção?
No contexto da Violência Doméstica, a vítima costuma enfrentar a chamada “rota crítica”, que é um caminho que ela percorre buscando o atendimento do Estado, buscando auxílio para arcar com suas dificuldades estruturais, tais como o transporte, e por muitas vezes vivenciando a revitimização por conta da necessidade de repetir o relato da violência sofrida reiteradas vezes e, ainda, enfrentando com frequência a violência institucional.
Sobre esta rota, é correto afirmar
Analise as afirmativas a seguir:
I. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
II. O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública de apoio às pessoas que sofreram maus tratos ou algum tipo de violência física, financeira, sexual ou psicológica. Para prestar esses serviços, o CRAS dispõe de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e odontólogos em período integral.
Marque a alternativa CORRETA: