Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A nutricionista de um estabelecimento recebeu uma preparação com peso final de 2.600 g, com valor calórico total de 3.200 kcal, 15% de proteínas e 55% de carboidratos. De acordo com os cálculos feitos pela nutricionista, essa preparação apresenta, aproximadamente, uma quantidade de gorduras de:
A respeito de alimentos funcionais, genômica e nutrigenômica, julgue o item a seguir.
A nutrigenômica aplica ferramentas genômicas avançadas para estudar a interação entre nutrientes e genoma, investigando como compostos dietéticos modulam a expressão gênica e os processos biológicos.
A respeito de alimentos funcionais, genômica e nutrigenômica, julgue o item a seguir.
A pesquisa em nutrigenômica impulsiona o desenvolvimento de alimentos enriquecidos com compostos bioativos que otimizam a saúde, como iogurtes probióticos, cereais fortificados e suplementos personalizados.
Acerca de nutrigenômica e da aplicação de ferramentas ômicas na nutrição, julgue o próximo item.
A nutrigenômica surgiu no contexto do pós-genoma humano e tem como foco exclusivo estudar como os nutrientes alteram permanentemente a sequência do DNA humano para melhorar a saúde.
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Muitos fatores neurais e hormonais envolvidos na regulação da massa corporal são determinados pela hereditariedade e genética. Esses fatores incluem “sinais” em curto e longo prazo que determinam a saciedade e a atividade alimentar. Pequenos defeitos na expressão ou interação desses aspectos podem contribuir consideravelmente para o ganho de massa corporal. A ___________________ é o estudo das interações entre os componentes alimentares, as instruções de uma célula ou genoma e as alterações resultantes nos metabólitos que afetam a expressão genética.
A respeito de alimentos funcionais, genômica e nutrigenômica, julgue o item a seguir.
A metabolômica, uma das ciências ômicas, é independente da nutrigenômica e não tem relação com a identificação de metabólitos gerados a partir da interação entre dieta e expressão gênica.