Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A palavra cultura tem origem no latim colere, ou culturae, e significa, entre outras possibilidades, “cultivar”, “cuidar”. Esse sentido estaria inicialmente ligado ao cultivo da terra. Atualmente, a palavra “cultura” também pode ser compreendida como o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas e intelectuais, entre outros aspectos, transmitido coletivamente e típico de uma sociedade.
Revisão Anual de Sociologia. São Paulo: FTD, 2018. p. 27.
Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue o item.
O conceito de indústria cultural surgiu com os filósofos
idealistas Adorno e Marcuse.
Um gênero de trabalho contemporâneo tem sido elogiado pelas perspectivas que pode oferecer à integração de pessoas e regiões desfavorecidas, por impactos ambientais positivos, pela projeção de novas perspectivas de campos profissionais, bem como maior autonomia e flexibilidade. Contudo, seus críticos apontam desvantagens no âmbito das relações humanas em suas mediações por tecnologias da informação e comunicação, falta de limites claros entre tempo e espaço privados e públicos (ROSENFIELD; ALVES, 2011). Qual conceito sociológico melhor descreve essa modalidade laboral?
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido.
Charles Chaplin. Internet: <www.klepsidra.net> (com adaptações).
Considerando o texto como motivação inicial, julgue o item subsequente.
Em relação aos fenômenos conhecidos como uberização e pejotização, julgue o item que se segue.
Esses dois fenômenos são formas contemporâneas de
acumulação capitalista e envolvem relações de trabalho sem
garantia de direitos trabalhistas como férias e décimo
terceiro salário.
Com relação aos processos de trabalho, sociedade e relações sociais, julgue o item a seguir.
Novas condições e relações de trabalho se combinam com as
antigas no padrão fordista-taylorista renovado, como as redes
de produção e distribuição no espaço mundial.
O sistema de produção rígido de tipo fordista expandiu-se nas economias capitalistas centrais, sobretudo no período entre as duas grandes guerras mundiais. [...] As transformações levaram ao surgimento de um novo projeto societário baseado na reestruturação produtiva.
ESTEVES, T. J.; OLIVEIRA, R.R.A. de. O que é fordismo? In: BODART, C. das N. (org.). Conceitos e categorias fundamentais do ensino de Ciência Política. V. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2022. p. 49-54.
A respeito das transformações provocadas pelo fordismo, assinale a alternativa correta.