Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201588540
Ano: 2019Banca: UEGOrganização: UEGDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Crise de 1929 | História Mundial

Leia o texto a seguir.

A Grande Depressão confirmou a crença de intelectuais, ativistas e cidadãos comuns de que havia alguma coisa fundamentalmente errada no mundo em que viviam. Quem sabia o que se podia fazer a respeito? Certamente poucos dos que ocupavam cargos de autoridade em seus países e com certeza não aqueles que tentavam traçar um curso com os instrumentos de navegação tradicionais do liberalismo secular ou da fé tradicional, e com cartas dos mares do século XIX, nas quais era claro que não se devia mais confiar.  

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 86.


O texto citado revela que as mais bem-sucedidas medidas econômicas utilizadas para combater os efeitos da Crise de 1929 advieram de novas posturas em relação às teorias econômicas vigentes, como aquelas colocadas em prática pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt. Essas medidas consistiram basicamente 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941202062169
Ano: 2018Banca: FCCOrganização: TRT - 15ª Região (SP)Disciplina: História Geral e do BrasilTemas: Crise de 1929 | História Mundial
Leia o trecho de autoria do economista John Keynes:

Concebo pois que uma socialização abrangente do investimento será o único meio de assegurar uma situação aproximada de pleno emprego (...) Mas, além disso, não se vê argumento que justifique um socialismo de Estado que abranja a maior parte da vida econômica da comunidade. Não é a propriedade dos instrumentos de produção que importa o Estado assumir. Se o Estado estiver em condições de determinar o montante agregado dos recursos destinados a aumentar estes instrumentos e a taxa básica de remuneração dos seus detentores, terá realizado tudo que é necessário.
(KEYNES, J. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 344)

Conforme o autor, para superar o desemprego causado pela grande depressão de 1929, as principais medidas deveriam ter sido
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941202007029
Ano: 2018Banca: PUC - RJOrganização: PUC - RJDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Crise de 1929 | Segunda Guerra Mundial | Guerra Fria | História Mundial
Entre 1918 e 1939, vivemos um cenário global com muitas crises e instabilidades. As afirmativas abaixo tratam desse período.
I - A situação internacional pode ser medida pela eclosão de confl itos em diversos continentes como, por exemplo: a Guerra Sino-Japonesa, a invasão da Etiópia pela Itália e a Guerra Civil espanhola.
II - A economia dos países capitalistas se deteriorou, a partir de 1929, com a crise econômica iniciada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
III - O socialismo venceu, como projeto, em diversos países, reconfi gurando a ordem internacional e estabelecendo uma polarização política que levou a uma competição militar muito agressiva.
IV - As independências coloniais transformaram os continentes africano e asiático em um palco de confl itos decenais entre os governos dos grandes impérios coloniais e os movimentos de libertação nacionais.

Estão corretas APENAS as afirmações
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201914910
Ano: 2024Banca: IGEDUCOrganização: Prefeitura de Garanhuns - PEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Crise de 1929 | História Mundial

Julgue o item que se segue.


A Crise de 1929 foi causada principalmente pelo aumento do consumo nos EUA e pela diminuição da produção industrial, levando à superprodução e ao subconsumo, respectivamente.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200169980
Ano: 2015Banca: UECE-CEVOrganização: UECEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial | Crise de 1929
O final dos anos 1920 e o início dos anos 1930 foram marcados por uma crise financeira generalizada, agravada pela quebra da bolsa de Nova York, que, no Brasil, afetou mais fortemente a
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201385556
Ano: 2019Banca: UPENET/IAUPEOrganização: Prefeitura de Petrolina - PEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Crise de 1929 | História Mundial
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os Estados Unidos tornaram-se o país mais rico e poderoso do mundo, com grande benefício para suas indústrias e bancos. Para se ter uma ideia do tamanho econômico estadunidense, nos primeiros anos da década de 1920, sua produção industrial aumentou aproximadamente em 60 %. Assinale a alternativa CORRETA sobre o pós-guerra (1919-1939) nos Estados Unidos e na Europa.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201471787
Ano: 2017Banca: Instituto ExcelênciaOrganização: Prefeitura de Lucélia - SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Segunda Guerra Mundial | História Mundial | Totalitarismos | Crise de 1929
Há uma perspectiva histórica de que a Segunda Guerra Mundial, não foi mundial inicialmente, isto é, foi a junção de duas guerras: 1ª Guerra Asiática – Japão invadiu a Manchúria em 1931; 2ª Guerra Europeia – Alemanha invadiu a Polônia em 1939. Nenhum desses conflitos tendeu tomar proporções mundiais, mas alguns fatores decorrentes no período “entreguerras” explicam o motivo dessa proporção. 

Assinale a alternativa CORRETA a respeito de alguns fatos do período “entreguerras” que contribuíram para a Segunda Guerra Mundial: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200938170
Ano: 2010Banca: CESGRANRIOOrganização: Prefeitura de Salvador - BADisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Crise de 1929 | História Mundial
Após o término da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a hegemonia econômica em escala planetária, passando de país devedor a potência credora no mercado internacional, pois fizeram vultosos empréstimos aos países envolvidos no conflito, tanto a vencedores quanto a vencidos. Dessa forma, contribuíram para a recuperação econômica da Europa, ao mesmo tempo em que financiavam as próprias exportações, mantendo elevados os índices de produtividade interna através dos empréstimos aos países necessitados.
A sensação de segurança absoluta impediu a correta avaliação das tendências econômicas. O crédito fácil alimentava a continuidade da produção. A busca do enriquecimento rápido supervalorizou as ações das empresas. Em 1929, tudo veio abaixo. Com o crack da Bolsa de Nova York, a crise se generalizou, provocando um cataclismo em todo o mundo, devido à interdependência entre a economia americana e os países do mundo capitalista.

Analise as afirmativas abaixo sobre as repercussões econômicas da crise de 1929 no Brasil.

I - O Brasil, país de economia socialista e planificada, não fora atingido pela crise; fato este que abalou a confiança brasileira no sistema capitalista e propagou a ideia de superioridade do sistema socialista.

II - Ao Brasil restou a opção de empreender uma mudança de rumo no capitalismo liberal, inaugurando a fase intervencionista, na qual o governo passou a ter papel exclusivo e decisivo no processo econômico.

III - No Brasil, a crise afetou o café e todos os produtos primários, que tiveram seus preços rebaixados, agravando o deficit da balança comercial e aprofundando a depressão.

IV - No Brasil, ampliou-se o sistema de previdência social, passando a ser responsabilidade do governo o bem-estar dos trabalhadores em caso de invalidez, de velhice e mesmo de desemprego.

Está correto APENAS o que se afirma em
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201936027
Ano: 2022Banca: IADESOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Crise de 1929 | História Mundial

Com relação às circunstâncias e às iniciativas ligadas ao New Deal e ao mundo do trabalho nesse período, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Pode-se afirmar que, de modo geral, o National Labor Relations Act articulava os direitos privados de associação previstos nos sindicatos, com base na ideia de respeito aos contratos, a um conjunto de responsabilidades públicas, tornando-os indissociáveis dos interesses do bem comum da população norte-americana. Essa correlação, que legitimava a interferência do Estado nos assuntos sindicais, foi desmantelada pelo Taft-Hartley Act, que ampliou os limites legais da ação sindical. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200376099
Ano: 2025Banca: IGEDUCOrganização: Prefeitura de Calumbi - PEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Crise de 1929 | História do Brasil | História Mundial | Era Vargas (1930-1954) | República Oligárquica (1889-1930)
A economia cafeeira desempenhou um papel central no Brasil entre os séculos XIX e XX, impulsionando mudanças sociais e políticas. Qual fator contribuiu para o declínio da hegemonia econômica do café no Brasil a partir da década de 1930?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com