Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Leia o texto a seguir.
“No início da década de 1950, a teoria administrativa passou por um período de intensa remodelação. A Segunda Guerra Mundial já havia acabado e o mundo passou a experimentar um novo surto de desenvolvimento industrial e econômico sem precedentes. Em outras palavras, o mundo das organizações ingressou em uma etapa de grandes mudanças e transformações. Com o surgimento da televisão, do motor a jato e o esboço das telecomunicações, o mundo organizacional já não seria o mesmo”. [...] [Porém], “Apesar de todas as críticas aos postulados clássicos e aos enfoques tradicionais da organização [...] a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem”, sendo a própria Teoria Neoclássica uma forma de reapropriação de alguns princípios clássicos.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. 13ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
A partir dos entendimentos centrais do texto, assinale a coluna B de acordo com a coluna A, identificando as principais características da Teoria Neoclássica.
COLUNA A: Características da Teoria Neoclássica
I. Ênfase na prática da administração.
II. Reafirmação dos postulados clássicos.
III. Ênfase nos princípios gerais da administração.
COLUNA B: Definição das características da Teoria Neoclássica
( ) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).
( ) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).
( ) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Acerca tipos de conceitos básicos de administração, de organização, estruturas organizacionais, departamentalização, organogramas e fluxogramas, julgue o item.
Entre as vantagens da organização funcional, inclui-se a separação entre as funções de planejamento e controle e as funções de execução.
Julgue o item seguinte, relativo a organizações modernas e a suas estruturas e critérios de departamentalização.
A estrutura de uma organização é composta pelos sistemas
de responsabilidades, de autoridades, de decisões e de
comunicações.
No que se refere à organização, julgue o item.
Para uma organização, a estratégia é um meio para
garantir seu desempenho e sua sobrevivência,
visto que ela abrange a definição dos objetivos da
organização e os meios para chegar até eles.
No que se refere à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização, à organização informal e à cultura organizacional, julgue o item.
Na organização informal, os padrões de desempenho de trabalho estabelecidos pelo grupo informal nem sempre
correspondem aos padrões estabelecidos pela
administração.
Acerca da administração geral e da estrutura organizacional, julgue o item.
A organização formal surge a partir das relações de amizade entre as pessoas e de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento da organização formal.
No que diz respeito às organizações e às suas estruturas, julgue o item.
A organização formal é aquela planejada, isto é, a que
está oficialmente no papel, sendo aprovada pela direção
e comunicada a todos os participantes, por meio de
manuais de organização.
A respeito de processo administrativo e organização, julgue o item.
A organização formal está confinada ao horário de trabalho.