Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201719782
Ano: 2023Banca: Avança SPOrganização: Prefeitura de Americana - SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Totalitarismos | História Mundial
Ocupou um dos principais cargos no governo nazista, o de Ministro de Propaganda, além de ser um dos braços direito de Adolf Hitler. Seus diários, embora tenham algumas evidências de manipulação, contêm informações importantes sobre as estratégias e determinações nazistas que, após 1945, ajudaram autoridades e estudiosos do tema a esclarecerem algumas lacunas sobre o período. Sendo assim, importantes fontes documentais para a história mundial: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200893579
Ano: 2016Banca: IF-RSOrganização: IF-RSDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Totalitarismos | História Mundial

Sobre as características da Segunda Guerra Mundial, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200338891
Ano: 2022Banca: FURBOrganização: Prefeitura de Camboriú - SCDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Totalitarismos | História Mundial

Acerca da Segunda Guerra Mundial, analise as afirmações a seguir:


I - A conquista dos Bálcãs por Hitler foi precursora de seu objetivo real: invadir a União Soviética e garantir o Lebensraum (Espaço Vital).

II - Podemos afirmar que a instabilidade criada na Europa por conta da Primeira Guerra Mundial em nada influenciou a Segunda Guerra Mundial.

III - Idealizada por Hitler, a chamada "Solução Final" se refere ao extermínio dos judeus de toda a Europa ocupada pelos alemães.


É correto o que se afirma em:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200124123
Ano: 2022Banca: FURBOrganização: Prefeitura de Camboriú - SCDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial | Totalitarismos

Acerca da Guerra Fria, analise as afirmações a seguir:


I - Em 1948, a URSS apoiou um golpe comunista na Tchecoslováquia e lançou um bloqueio a Berlim Ocidental, que havia sido dividida em zonas de ocupação controladas por comunistas no leste e capitalistas no oeste.

II - Ao longo de mais de quatro décadas de Guerra Fria, os EUA e a União Soviética travaram várias guerras por procuração em todo o mundo, a exemplo da Guerra da Coréia e da Guerra do Vietnã.

III - Em 1991, a União Soviética havia perdido a maior parte de seu bloco para revoluções democráticas e o Pacto de Varsóvia foi assinado definitivamente.


É correto o que se afirma em:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200885121
Ano: 2010Banca: CESGRANRIOOrganização: IBGEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Totalitarismos | História Mundial | Expansão Marítima
Compreende-se por que os antigos viam no medo uma punição dos deuses, e por que os gregos haviam divinizado Deimos (o Temor) e Fobos (o Medo), esforçando-se em conciliar-se com eles em tempo de guerra. (...)
O historiador, em todo caso, não precisa procurar muito para identificar a presença do medo nos comportamentos de grupos. Dos povos ditos ‘primitivos’ às sociedades contemporâneas, encontra-o quase a cada passo – e nos setores mais diversos da existência cotidiana.

DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente: 1300 – 1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, pp.20-21.

A partir das colocações acima, analise as afirmativas abaixo.

I – No contexto da Contrarreforma, a repressão da Igreja católica às práticas pagãs – algumas das quais denunciadas como demoníacas –, contribuiu para o recrudescimento do medo em relação à bruxaria.

II – Os Estados totalitários do século XX, por meio de aparelhos repressivos violentos e mais eficientes do que quaisquer outros anteriormente criados, instituíram o medo como instrumento de controle sistemático sobre as massas.

III – O desconhecimento e uma série de narrativas referentes à existência de seres fantásticos e monstruosos contribuíram para que o oceano fosse percebido com temor por grande parte dos europeus do início do século XV.

IV – No início da Revolução Francesa, o movimento conhecido como Grande Medo difundiu um pânico generalizado entre os senhores de terras, uma vez que se tratou de ações violentas e coordenadas do campesinato contra a grande propriedade.
São corretas as afirmativas:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201420546
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: Prefeitura de Iraí - RSDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Totalitarismos | História Mundial

“Para essa sociedade, as décadas que vão da eclosão da Primeira Guerra Mundial aos resultados da Segunda foram uma Era de Catástrofe. Durante quarenta anos, ela foi de calamidade em calamidade. Houve ocasiões em que mesmo conservadores inteligentes não apostariam em sua sobrevivência. Ela foi abalada por duas guerras mundiais, seguidas por duas ondas de rebelião e revolução globais que levaram ao poder um sistema que se dizia a alternativa historicamente predestinada para a sociedade capitalista e burguesa e que foi adotado, primeiro, em um sexto da superfície da Terra, e, após a Segunda Guerra Mundial, por um terço da população do globo” (Hobsbawm, 1995). Sobre esse contexto histórico, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os acontecimentos aos conflitos mundiais.

Coluna 1

1. Primeira Guerra Mundial.

2. Segunda Guerra Mundial.

Coluna 2

( ) Uma das causas para o início da guerra foi a progressiva formação do Anschluss.

( ) As batalhas do Marne e de Verdun são consideradas as mais sangrentas desse conflito.

( ) Ao final do conflito, o mapa europeu foi redesenhado devido à queda dos impérios.

( ) A Blitzkrieg, que contava com o elemento surpresa, foi a estratégia utilizada pela Alemanha.

( ) Ao final do conflito, a França teve os territórios da Alsácia-Lorena recuperados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201422763
Ano: 2016Banca: CONSULTECOrganização: Prefeitura de Ilhéus - BADisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Totalitarismos | História Mundial

A associação de conceitos científicos com questões sociais e políticas ocorreu, em diversos contextos, ao longo da história das sociedades. Em alguns deles, pressupostos sem sustentação racional foram aceitos como verdades científicas, como a crença na determinação genética como base de diferenciação e de classificação entre seres humanos.

A alternativa que exemplifica a utilização desse tipo de contexto é a

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200901883
Ano: 2023Banca: FGVOrganização: Prefeitura de São José dos Campos - SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial | Totalitarismos
“Embora se constitua num tema clássico da História do Tempo presente talvez um dos fenômenos históricos com a mais ampla e contraditória bibliografia, o fascismo conheceu uma vigorosa retomada de interesse após o final da década de 1980, com novas abordagens e teorias explicativas.”

(SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Fascismo. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; MEDEIROS, Sabrina Evangelista; VIANNA, Alexander Martins. Dicionário crítico do pensamento da Direita: ideias, instituições e personagens. Rio de Janeiro: MAUAD. 2000. p. 170)


Para analisar o contexto da nova produção historiográfica sobre o nazismo, devemos considerar que
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201839744
Ano: 2018Banca: FUMARCOrganização: SEE-MGDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Totalitarismos | História Mundial

Em 9 de novembro de 1938, há quase oitenta anos, nazistas mataram judeus, incendiaram sinagogas, saquearam e destruíram lojas da comunidade judaica, na Alemanha e Áustria, no episódio que ficou conhecido como “A noite dos Cristais”. A empreitada fez parte da perseguição aos judeus, apontados como inimigos dos alemães, e foi marcada por violência e destruição generalizada e sob apoio institucional. O evento de 1938 é considerado como um dos mais importantes momentos da política antijudaica nacional-socialista, nazista e que, após o massacre, foi concentrada cada vez mais concretamente nas mãos das SS.


Sob a política anti-judaica no regime nazista, considerando os impactos da “Noite dos Cristais”, é CORRETO afirmar:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201446549
Ano: 2020Banca: AMEOSCOrganização: Câmara de Guarujá do Sul - SCDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Totalitarismos | História Mundial
Em janeiro de 2020 completaram 75 anos da libertação do Campo de Concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, que contou com a participação de sobreviventes, que entraram usando gorros e lenços listrados de azul e branco, simbolizando os uniformes dos prisioneiros do campo. O referido campo pertence ao território:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com