Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A extração líquido-líquido é uma das técnicas utilizadas na análise toxicológica. A respeito desse assunto, analise as afirmações.
I. A extração líquido-líquido é uma técnica em que uma substância presente na amostra previamente dispersa em meio aquoso é transferida, por agitação, para outro solvente no qual apresenta maior solubilidade, devendo o solvente extrator apresentar miscibilidade alta o suficiente com a fase aquosa para haver formação de fases distintas.
II. Um inconveniente da extração líquido-líquido é o uso de grandes volumes de solventes voláteis, que contamina o ar do laboratório, mesmo na presença de sistemas de exaustão, e expõe os funcionários ao risco de uma intoxicação crônica.
III. Um inconveniente da extração líquido-líquido é que os solventes remanescentes dessa extração exigem descarte por meio de empresas especializadas, gerando custos monetários e ambientais.
Assinale a alternativa correta.
Os gases tóxicos podem ser classificados em gases irritantes, gases asfixiantes e gases anestésicos. Referente aos gases tóxicos, analise as afirmações.
I. São exemplos de gases irritantes: o ácido sulfúrico, o ácido clorídrico e a amônia.
II. São exemplos de gases asfixiantes: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o acetileno e o nitrogênio.
III. São exemplos de gases anestésicos: o álcool etílico, o tetracloreto de carbono e o ozônio.
Assinale a alternativa correta
A morfina apresenta vários efeitos no sistema nervoso central. A respeito dos efeitos da morfna, analise as afirmações.
I. A morfina causa potente sensação de contentamento e bem-estar.
II. A morfina causa depressão respiratória, resultando no aumento da pressão arterial de gás carbônico arterial.
III. Os efeitos mais importantes da morfina ocorrem no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal.
Assinale a alternativa correta.
A extração por Headspace (HS) é uma das técnicas utilizadas na análise toxicológica. A respeito desse assunto, analise as afirmações.
I. Para a determinação de etanol e outros compostos voláteis (tais como inalantes e gases venenosos) em sangue, outros fluídos e homogenatos de tecidos, a técnica mais conveniente a ser aplicada é a extração por Headspace.
II. Na técnica de Headspace, a amostra é inserida em recipiente hermeticamente fechado e termostatizado, por determinado tempo de incubação, permitindo adequado equilíbrio dinâmico entre as fases líquida e gasosa da amostra.
III. Headspace é uma técnica que permite o isolamento dos analitos voláteis da matriz, embora de modo complexo, sendo consideravelmente lento e de alto custo.
Assinale a alternativa correta.