Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Considere o caso a seguir.
Durante o levantamento de requisitos, um Técnico observou que uma determinada área da empresa trocará dados com o futuro sistema. Dentre os dados que enviará, estão os dados cadastrais de clientes, que irão para um arquivo específico, e os dados das contas de água mensais dos clientes, que irão para um outro arquivo separado. O cadastramento dos clientes não necessita ser sincronizado com a entrada de dados das contas, já que estas podem ser inseridas posteriormente. No momento que a referida área necessitar de informações de clientes e contas, o sistema verificará as correspondências entre os arquivos e relacionará as informações para envio à área. Os processos realizados dentro da referida área são irrelevantes, todavia os dados que ela envia e as informações que ela recebe devem ser tratados pelo sistema.
Em um DFD de mais alto nível, criado a partir da situação descrita, a quantidade de entidade externa, a quantidade de depósito de dados e a quantidade de função ou processo são, correta e respectivamente,
Durante a modelagem de fluxo de dados, ao desenhar o DFD, um Analista utiliza
I. um elemento do diagrama que participa e influencia na entrada de dados e que, todavia, suas atividades não são diagramadas por estarem fora dos limites do sistema.
II. uma abordagem de modelagem que parte do geral para o mais específico, em decomposições sucessivas, até o limite das primitivas funcionais.
Os itens I e II referem-se, respectivamente, a
A empresa ABC está desenvolvendo um novo sistema de vendas online e decidiu utilizar Diagramas de Fluxo de Dados (DFD) para modelar o sistema. O analista de sistemas precisa representar as interações entre os clientes e o sistema de vendas, bem como o fluxo de dados entre os diferentes processos do sistema. Assinale a alternativa CORRETA que contém os elementos do DFD que o analista deve usar para representar um processo.