Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Na comunicação interna de uma empresa, o fluxo que ocorre através da comunicação entre pares, entre setores, situando-se quase sempre no campo informal, é chamado fluxo:
A Comunicação que permite viabilizar todo o sistema organizacional de uma empresa, por meio de uma confluência de fluxos e redes que contribuem para que ela sobreviva, é chamada de Comunicação
(Adaptado de: KUNSCH, Planejamento de Relações Públicas e Comunicação Integrada, 2003)
A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.
Enquanto o lobby se restringe a uma ação junto ao poder
público, as relações públicas promovem a comunicação com os
diversos públicos que integram a sociedade, um dos quais, o
poder público.
A respeito das ações a serem tomadas pelo profissional de relações públicas no gerenciamento de crises e emergências institucionais, julgue o próximo item.
Ao lidar com uma crise institucional, o profissional
de relações públicas deve concentrar sua atenção na imagem
da instituição, o que implica priorizar a comunicação com
o público externo em detrimento da comunicação interna.
Analise as seguintes assertivas que se referem à comunicação no âmbito do trabalho (Comunicação Interna):
I. O planejamento da comunicação com empregados não pode prescindir da ponderação sobre o avanço das tecnologias de comunicação e informação, as quais, entre outros aspectos, influencia as interações entre os ambientes interno e externo das organizações. Nesse sentido, não apenas os meios de comunicação e interação entre organizações e empregados precisam ser atualizados, dando espaço, inclusive, para mídias sociais, como também, as dinâmicas comunicacionais devem tornar-se cada vez menos informativas e mais colaborativas e dialógicas.
II. Não se pode reduzir a comunicação interna aos veículos de comunicação com empregados, tais como newsletters; house-organs ou intranet. A comunicação interna de uma organização implica diversas atividades e processos comunicacionais que acontecem de forma limitada nos departamentos de comunicação das organizações.
III. A comunicação com empregados também pressupõe a atuação de diversos atores organizacionais, como as lideranças (gerentes; coordenadores; supervisores, de diversas áreas de conhecimento). As lideranças devem estimular estratégias e práticas que favoreçam o diálogo, além de facilitar a atribuição de sentidos em relação ao existir e ao saber humano.
IV. Propor estratégias e ações de comunicação com empregados que levem em conta a cultura organizacional, essa manifestada, por exemplo, por meio da história, dos valores, dos rituais e dos símbolos compartilhados pelos membros da organização, é um dos desafios dos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional.
Quais estão corretas?
Julgue o item seguinte, relativo à comunicação interna, que abrange ramificações em várias hierarquias e setores, como a comunicação entre departamentos, órgãos ou unidades, entre pessoas e supervisores, entre chefias e diretorias.
Os conceitos de comunicação interna e de endomarketing
são muito próximos e, por isso, confundidos em várias
situações e aplicações; entretanto a existência de
comunicação interna em uma empresa independe de um
programa de endomarketing.
Para melhor desempenhar suas funções estratégicas dentro das organizações, o profissional de relações públicas utiliza diversas técnicas e tipos de comunicação, dando ênfase a mensagens verbais e(ou) escritas. Com relação a essas técnicas e tipos de comunicação, julgue o item a seguir.
A comunicação dirigida escrita leva em conta a criação e a
produção escrita para todos os públicos e veículos de
comunicação que se relacionam com a organização,
considerando os objetivos traçados por ela