Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201235360
Ano: 2011Banca: ExércitoOrganização: EsSADisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Movimentos Migratórios | Demografia
No Nordeste do Brasil, os pólos produtores de grãos, entre eles a soja, associdos aos fluxos migratórios de agricultores do Sul do País, estão concentrados no(a)
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201327089
Ano: 2016Banca: COPS-UELOrganização: UELDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Movimentos Migratórios | Demografia do Brasil | Demografia

Os movimentos migratórios existentes no Brasil, a partir de 2001, mostram que 41% dos habitantes do país não eram naturais do município de residência e cerca de 16% deles não eram procedentes da Unidade Federativa em que moravam.

Considerando a realidade exposta, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, motivos que estimularam fluxos migratórios nesse período.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201670886
Ano: 2018Banca: COMVEST - UNICAMPOrganização: UNICAMPDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Movimentos Migratórios | Fundamentos Demográficos | Demografia
Indigenous people in Brazil seek out cities, end up in slums

RIO DE JANEIRO – The dancers shake seed-filled maracas and raise their voices in song, conjuring an ancient spirit that vibrates above the traffic roaring from a nearby expressway and the beat of funk music blasting from a neighbor's loudspeaker.
In this Brazilian favela, the indigenous people are struggling to keep some of their traditions alive that, besides providing a sense of community, helps them endure the discrimination they face in the city. Forced out of their native lands by deforestation, miners and farmers, nearly one in four Brazilian Indians nowadays live in urban areas and an estimated 22,000 of them now call the crowded favelas their home. Life in the slums, despite its difficulties, has its advantages. "The slums are the one place in the city where you have the kind of solidarity we Indians have in the villages." said a Pataxó woman who lives in Rio de Janeiro’s Maré Complex.

(Adaptado de Associated Press, Indigenous people in Brazil seek out cities, end up in slums, Dailymail, 16/09/2014. )

Assinale a alternativa que indica corretamente os fenômenos geográficos mencionados no texto a respeito das populações indígenas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200300764
Ano: 2016Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJOrganização: Prefeitura de Rio de Janeiro - RJDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Movimentos Migratórios | Demografia

“COMO É A VIDA NO MAIOR CAMPO DE REFUGIADOS DA FRANÇA”

“A vida no maior campo de refugiados da França é cinza. Localizado na cidade de Calais, no noroeste da França, de clima nublado, chuvoso e sujeito a temperaturas negativas durante o inverno, o local ganhou o apelido de “Jungle” (selva, em inglês) e, hoje, abriga cerca de 4 mil pessoas. Refugiados e imigrantes vindos de países como Síria, Afeganistão, Eritreia e Marrocos vivem ali em tendas no meio da lama desde o ano passado. Eles aguardam uma chance de cruzar o Canal da Mancha; Calais abriga a entrada do Eurotúnel, principal ponto de acesso não-aéreo à Grã-Bretanha. A precariedade do cenário, o primeiro campo do tipo na França desde a Segunda Guerra, remonta a campos de refugiados de países pobres e distantes, como o Haiti ou Congo.”(...)Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160220_campo_refugiados_calais_franca_cm_rb (acesso em 19/03/2016)

A matéria, acima, revela uma nova e terrível diáspora nos tempos atuais. As reações das nações europeias frente à onda de refugiados são bastante contraditórias. Do ponto de vista político e social, verifica-se uma onda crescente de partidos de extrema direita. Parte das razões que explica os deslocamentos de populações do norte da África e do Oriente Médio para a Europa se deve:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200071438
Ano: 2014Banca: FGVOrganização: Prefeitura de João Pessoa - PBDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Demografia | Movimentos Migratórios

Ao longo do século XIX, a presença de imigrantes estrangeiros, sobretudo europeus não‐ibéricos, e de seus numerosos descendentes, consolida o povoamento da Região Sul e define seus traços sociais e culturais.

Sobre o povoamento da Região Sul no século XIX, assinale a afirmativa incorreta.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201052182
Ano: 2017Banca: UFGDOrganização: UFGDDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Demografia | Movimentos Migratórios

Leia o texto a seguir.


Quase 85 mil pessoas chegaram à Itália, que afirmou na semana passada estar sobrecarregada, e pediu ajuda de outros países europeus. 

Mais de 100 mil migrantes e refugiados chegaram desde janeiro à Europa depois de atravessar o Mar Mediterrâneo, e 2.247 morreram ou são considerados desaparecidos depois que tentaram a travessia [...].

Quase 85 mil chegaram às costas italianas, 9.300 na Grécia e 6.300 desembarcaram na Espanha. No total, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) calcula em 101.210 o número de chegadas [...].

No mesmo período de 2016 - entre 1 de janeiro e 3 de julho - o número de chegadas à Europa foi duas vezes superior (231.503). A diferença este ano é que quase 85% dos migrantes desembarcaram na Itália, enquanto em 2016 a maioria chegou à Grécia. Na semana passada, a Itália ameaçou nesta impedir a entrada em seus portos de navios com bandeira estrangeira que transportam migrantes resgatados no Mediterrâneo.

O tema "não pode ser visto como um problema somente para a Itália, e sim como uma questão de toda a Europa", disse o diretor geral da OIM. A Guarda Costeira italiana, que coordena as operações de resgate no Mediterrâneo, explicou que inúmeros barcos estrangeiros, vários deles fretados por organizações não governamentais, participam destas operações.

Os migrantes são transportados a portos italianos, de onde costumam ser divididos nos vários centros de acolhida da península, que estão saturados. Dos 3.000 migrantes que morreram em todo o planeta desde o início do ano, mais de 2.200 perderam a vida quando tentavam chegar à Europa.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-100-mil-migrantes-erefugia.ghtml> 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200389959
Ano: 2024Banca: CPCONOrganização: Prefeitura de Matinhas - PBDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana | Movimentos Migratórios | Geopolítica | Demografia
Israel e Hamas têm uma história complexa de conflitos, que envolvem questões territoriais, políticas, religiosas e socioeconômicas. O conflito na Faixa de Gaza em particular tem suas raízes em uma série de fatores. Considere as assertivas a seguir:

I- Israel impõe um bloqueio à Faixa de Gaza desde 2007, restringindo severamente o movimento de pessoas e bens dentro e fora da região. O bloqueio tem um impacto significativo na economia e na vida cotidiana dos palestinos em Gaza e é frequentemente citado como uma causa de tensão e protesto.
II- O sionismo defende a ideia de que a Terra de Israel é o território histórico do povo judeu, e isso tem levado a reivindicações territoriais sobre áreas disputadas, incluindo partes da Cisjordânia, Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza. Essas reivindicações territoriais têm alimentado tensões e conflitos com os palestinos, que também reivindicam essas áreas como parte de um futuro estado palestino.
III- Um dos fatores é o interesse geopolítico que o Hamas viu na aproximação de Israel com o Ocidente, especialmente com a União Europeia e a participação na OTAN, como uma ameaça aos seus interesses geopolíticos na região. Aanexação da Faixa de Gaza foi interpretada como tentativa de impedir o Hamas de se distanciar de Israel.
IV- A principal causa da guerra é a disputa sobre a península do Sinai, que historicamente pertenceu à Israel, mas foi anexada pela Palestina em 2014 após a deposição do presidente Abu Mazen.

É CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201569659
Ano: 2024Banca: CPCONOrganização: Prefeitura de Soledade - PBDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Movimentos Migratórios | Demografia
A notícia publicada pelo portal Jornal da UNESP <https://jornal.unesp.br/2024/04/23/plano-para-repatriar-cientistas-foge-dascausas-reais-do-problema/> anuncia o inédito “Programa de Repatriação de Talentos – Conhecimento Brasil”. Esse programa tem como objetivo incentivar a migração de retorno de pesquisadores que deixaram o Brasil. Sobre o tema, a assertiva CORRETA:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941202017683
Ano: 2018Banca: CONSESPOrganização: Prefeitura de Santa Fé do Sul - SPDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Movimentos Migratórios | Processo de Urbanização | Demografia

O processo de migração em massa da população do campo para cidade, também conhecido como êxodo rural, é motivado por elementos associados a dinâmicas socioespaciais. Esse movimento foi responsável pela aceleração do processo de urbanização.


Os dois fatores que provocaram o êxodo rural no Brasil são:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200225157
Ano: 2018Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de São José - SCDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Estrutura Etária | Movimentos Migratórios | Fundamentos Demográficos | Crescimento Populacional | Demografia
A distribuição da população por faixas de idade (jovens de 0 a 19 anos e adultos de 20 a 59 anos e idosos a partir dos 60 anos ) chama-se:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com