Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Analise as afirmativas abaixo, no que tange à técnica da devolução de informação dentro do processo psicodiagnóstico, segundo Arzeno (1995) .
I - A devolução é feita, primeiramente, para a pessoa ou pessoas que consultaram em primeiro lugar.
II - Não é possível administrar novamente algum teste para eliminar dúvidas na própria entrevista.
III - Com pais ou filhos resistentes, é aconselhável selecionar alguma passagem eloquente da entrevista familiar e propor que, nesse momento, digam o que isso os leva a pensar.
IV - O ponto de partida da devolução deve ser as fantasias inconscientes de doença e cura.
V - Nem tudo o que for obtido como informação será necessariamente transmitido ao sujeito ou a seus pais.
Assinale a opção correta.
Julgue o item a seguir.
No que se refere a pacientes com transtornos mentais e abuso de substâncias químicas, não é de suma importância que o psicólogo, tanto no âmbito terapêutico individual quanto no coletivo, se preocupe em investigar e analisar qual a história clínica do paciente e se preocupe se o transtorno mental está ligado ao uso ou não de substâncias químicas, além de identificar se for o caso, qual dos problemas surgiu primeiro.
Com base na Cartilha da Avaliação Psicológica 2022, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A aplicação do teste psicológico deve ser realizada de acordo com a melhor forma de compreensão para o avaliado, devendo o psicólogo adequar a aplicação com base na demanda.
( ) O teste psicológico é um instrumento sistematizado para obtenção de informação.
( ) Existem testes que podem ser administrados no formato lápis e papel, testes que podem ser administrados de forma informatizada (ou seja, por meio de computador) e testes de aplicação on-line (ou seja, de acesso remoto ou à distância).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: