Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
No que se refere a políticas públicas de saúde e sua evolução histórica e aos preceitos éticos e profissionais para o trabalho do enfermeiro como educador em saúde, julgue o item a seguir.
Dos anos 50 do século XX até o início do século XXI,
as práticas educativas de saúde no ambiente escolar
privilegiavam o modelo da determinação social do processo
saúde-doença, com uma perspectiva ampla da vigilância
à saúde e suas implicações em aspectos sociais, econômicos
e políticos.
Na história da profissão, os enfermeiros têm se destacado no atendimento multiprofissional em serviços de saúde, fato que tem acarretado maior exposição, no que concerne à atuação assistencial, nos casos em que haja dano ao paciente. Com isso, há possibilidade desses profissionais de serem responsabilizados por seus atos. Assim, a respeito do Código de ética dos profissionais de Enfermagem, julgue o item a seguir.
Ao cometer uma infração ética para a
graduação da penalidade e respectiva
imposição, considera-se o tipo de dano
causado, suas consequências e os
antecedentes criminais do infrator, apenas.
No Brasil, o processo de urbanização é marcado pela ocupação desorganizada do território e pela falta de planejamento, o que resulta em uma série de problemas sociais, urbanos e ambientais. A ocupação desordenada das cidades também causa impactos na saúde da população, sendo necessário, além de um conhecimento amplo sobre os efeitos da ocupação do território na saúde, o desenvolvimento de políticas públicas e intervenções urbanas capazes de melhorar a qualidade de vida e a saúde das populações que vivem em áreas de risco, comunidades e periferias. Considerando essas informações, julgue o item seguinte.
Estudos que consideram as condições de trabalho e de
movimentação urbana das populações residentes em regiões
periféricas das cidades comprovam a baixa incidência de
obesidade e de distúrbios neuropsiquiátricos nas populações
residentes nessas regiões.
A respeito do processo social de mudança das práticas sanitárias no SUS e na enfermagem, julgue o item seguinte.
A crise econômica e a previdenciária ocorridas nos anos 80 do século passado foram desencadeadoras de mudanças na área da saúde, dando origem às políticas de Programa de Pronta Ação (PPA) e ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), que se caracterizavam como um movimento de construção de um sistema integrado de assistência à saúde, de corte descentralizado e de cobertura universal.
A vigilância sanitária originou-se na Europa dos séculos XVII e XVIII e no Brasil dos séculos XVIII e XIX, com o surgimento da noção de “polícia sanitária”. Acerca desse tema, analise as afirmativas a seguir.
1) Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
2) A partir da interpretação da Constituição e Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080, artigo 18), depreende-se que é dada ao município a competência para a execução de todas as ações de vigilância sanitária.
3) As ações de vigilância sanitária abrangem o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviço, que nem sempre se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
4) As equipes de trabalho da vigilância sanitária devem ser multiprofissionais, pois seus campos de abrangência se inter-relacionam e, consequentemente, as ações programáticas também.
Estão corretas, apenas: