Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Segundo Minicucci (1995), há diversas razões pelas quais os indivíduos passam a pertencer a vários grupos. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Companheirismo.
II. Identificação.
III. Apoio.
IV. Proteção.
Tendo em vista a caracterização para grupos destacada no referido fragmento de texto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Grupos formais.
2. Grupos informais.
( ) Têm origem em interesses comuns, afinidades e laços de amizade.
( ) Tendem a representar uma influência poderosa sobre a produtividade e a satisfação no trabalho.
( ) São estabelecidos pela organização; possuem uma identidade pública e uma meta a ser alcançada.
( ) Sendo naturais e permanentes, são constituídos por pessoas que executam atividades em conjunto, sendo denominado equipe.
( ) Mesmo com essa classificação, alguns possuem vida relativamente curta, visto que são criados para uma tarefa específica e/ou de curto prazo.
A sequência está correta em
Acerca do poder nos grupos sociais, em especial nos ambientes de trabalho, julgue o item subsequente.
A teoria do poder organizacional propõe uma tipologia das
configurações de poder, sendo esse poder decorrente das
relações entre as coalizões internas e externas e os sistemas
de influência e de metas.
Acerca do poder nos grupos sociais, em especial nos ambientes de trabalho, julgue o item subsequente.
Para exercer o poder, o indivíduo necessita de prerrogativas
legais e acesso aos que têm poder.
As relações interpessoais no trabalho são um tema aparentemente corriqueiro, mas não isento de complexidade à gestão de pessoas, dadas as dimensões pessoas, grupos e equipes. A respeito dessas relações, analise as afirmativas a seguir.
I. As dimensões pessoas, grupos e equipes devem sem compreendidas por meio de uma perspectiva intra e interorganizacional.
II. A dimensão pessoas e a capacitação à autoavaliação precisam ser o ponto de partida quando a execução de um trabalho na gestão de pessoas visa o propósito de uma equipe.
III. O senso-percepção inviabiliza autoanálise de procedimentos inadequados e propicia o desfavorecimento da reformulação de conceitos arcaicos nas relações interpessoais.
IV. Uma proposta consistente para as relações interpessoais na gestão de pessoas é aumentar as dissonâncias entre atitudes e condutas de um indivíduo em relação às necessidades grupais e organizacionais.
V. A complexidade da gestão de pessoas envolve diversidade de concepções, autores e tomadas de decisões em decorrência da inexistência de uma conceituação, nem melhor ou mais completa, acerca das dimensões pessoas, equipes e grupos de trabalho.
Estão corretas apenas as afirmativas