Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Com relação ao crescimento microbiano e aos métodos de controle do crescimento microbiano, julgue o próximo item.
O gênero Clostridium tem espécies de bactérias que causam o
tétano e o botulismo, são anaeróbias obrigatórias e não
conseguem resistir à presença de oxigênio molecular, pois não
possuem enzimas detoxificadoras de espécies reativas de
oxigênio.
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo identificar parasitas intestinais que estão causando infecções. Considerando os principais enteroparasitas causadores de doença no homem, espera-se identificar
Tânia, bioquímica, enfrentou o desafio de coletar amostra de determinada paciente para esfregaço sanguíneo delgado, visando o diagnóstico de malária. Considerando tal situação hipotética a coleta de sangue da paciente deverá ser realizada na seguinte condição:
No Brasil, a tuberculose (TB) ainda constitui-se como um grave problema de saúde pública. Tratar correta e prontamente os casos de TB pulmonar são as principais medidas para o controle da doença.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil (2019) e RENAME (2022).
( ) Para a prevenção da seleção de bacilos resistentes e a efetiva cura da doença, é necessária a utilização de esquemas terapêuticos com associação de diferentes medicamentos que agirão sobre os bacilos sensíveis e nas diversas populações de bacilos naturalmente resistentes, uma vez que bacilos resistentes a um medicamento podem ser sensíveis a outro.
( ) O etambutol é bactericida, mas não deve ser associado aos medicamentos mais potentes para prevenir a emergência de bacilos resistentes.
( ) O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado, deve ser realizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e compreende duas fases: a intensiva (ou de ataque), e a de manutenção.
( ) A rifapentina 150 mg comprimido é padronizada para pacientes com infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB), porém não deve ser usada em associação com isoniazida.
( ) O tratamento das formas extrapulmonares tem a duração de seis meses, exceto as formas meningoencefálica e osteoarticular.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A formação de cálculos renais, também conhecidos como “pedras nos rins”, frequentemente está associada ao excesso de excreção de cálcio na urina. Trata-se de um método para a dosagem de cálcio em urinálise:
O complexo de histocompatibilidade maior ou principal (MHC), ou antígeno leucocitário humano (HLA), apresenta funções importantíssimas na regulação da resposta imune. Com base nessa informação, considere as afirmações abaixo.
I | As moléculas de HLA tipo II são expressas em quase todas as células nucleadas e têm como função apresentar antígenos aos linfócitos. |
II | As moléculas de HLA-DR, -DQ, -DP, -DM e -DO são expressas em macrófagos, células dendríticas, linfócitos B, células de Kupffer e Langerhans . |
III | Os linfócitos reconhecem as moléculas de MHC classe I via receptor de célula T e interações com a molécula CD4 e assim são ativados |
IV | O MHC classe III está envolvido com a expressão de proteínas do sistema complemento e da inflamação. |
Estão corretas as afirmações