Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201456259
Ano: 2017Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: HUBDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Patologia Clínica | Microbiologia Laboratorial

Com relação ao crescimento microbiano e aos métodos de controle do crescimento microbiano, julgue o próximo item.


O gênero Clostridium tem espécies de bactérias que causam o tétano e o botulismo, são anaeróbias obrigatórias e não conseguem resistir à presença de oxigênio molecular, pois não possuem enzimas detoxificadoras de espécies reativas de oxigênio.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201123934
Ano: 2013Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: UNIPAMPADisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Patologia Clínica | Imunologia Laboratorial
Texto associado
Acerca dos marcadores sorológicos e bioquímicos da hepatite, julgue os itens a seguir.

A ausência de antígenos HB e Ag e a presença de anticorpos anti-HBe indicam o fim da fase replicativa do vírus da hepatite.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200448488
Ano: 2019Banca: COMPERVE - UFRNOrganização: Prefeitura de Parnamirim - RNDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Patologia Clínica | Parasitologia Laboratorial

O exame parasitológico de fezes tem como objetivo identificar parasitas intestinais que estão causando infecções. Considerando os principais enteroparasitas causadores de doença no homem, espera-se identificar

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200205524
Ano: 2019Banca: FADESPOrganização: Prefeitura de Marabá - PADisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Microbiologia Laboratorial | Patologia Clínica
A doença de Chagas por via oral, comum em alimentos como açaí e caldo de cana processados de maneira incorreta, é uma doença grave causada pela contaminação de fezes de triatomíneos (barbeiro) contaminadas por Trypanosoma cruzi. O diagnóstico laboratorial de rotina baseia-se na identificação de 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200536672
Ano: 2024Banca: Instituto ConsulplanOrganização: Prefeitura de Miracema - RJDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Patologia Clínica | Bioquímica Clínica

Tânia, bioquímica, enfrentou o desafio de coletar amostra de determinada paciente para esfregaço sanguíneo delgado, visando o diagnóstico de malária. Considerando tal situação hipotética a coleta de sangue da paciente deverá ser realizada na seguinte condição:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200890185
Ano: 2010Banca: MarinhaOrganização: CSMDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Imunologia Laboratorial | Hematologia Laboratorial | Patologia Clínica
O parvovírus B19 causa o exantema eritema infeccioso benigno. A infecção primária durante a gravidez pode resultar na transmissão para o feto. O vírus infecta células progenitoras de uma linhagem específica. Assinale a opção que apresenta a linhagem de célula prejudicada pela citotoxidade lítica do parvovírus B19.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201900064
Ano: 2022Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de Pinhalzinho - SCDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral | Patologia Clínica | Microbiologia Laboratorial | Gestão Farmacêutica e Saúde Pública | Farmacologia de Antimicrobianos e Quimioterápicos

No Brasil, a tuberculose (TB) ainda constitui-se como um grave problema de saúde pública. Tratar correta e prontamente os casos de TB pulmonar são as principais medidas para o controle da doença.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil (2019) e RENAME (2022).

( ) Para a prevenção da seleção de bacilos resistentes e a efetiva cura da doença, é necessária a utilização de esquemas terapêuticos com associação de diferentes medicamentos que agirão sobre os bacilos sensíveis e nas diversas populações de bacilos naturalmente resistentes, uma vez que bacilos resistentes a um medicamento podem ser sensíveis a outro.

( ) O etambutol é bactericida, mas não deve ser associado aos medicamentos mais potentes para prevenir a emergência de bacilos resistentes.

( ) O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado, deve ser realizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e compreende duas fases: a intensiva (ou de ataque), e a de manutenção.

( ) A rifapentina 150 mg comprimido é padronizada para pacientes com infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB), porém não deve ser usada em associação com isoniazida.

( ) O tratamento das formas extrapulmonares tem a duração de seis meses, exceto as formas meningoencefálica e osteoarticular.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201298474
Ano: 2024Banca: Instituto ConsulplanOrganização: Prefeitura de Miracema - RJDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Patologia Clínica | Análise de Urina

A formação de cálculos renais, também conhecidos como “pedras nos rins”, frequentemente está associada ao excesso de excreção de cálcio na urina. Trata-se de um método para a dosagem de cálcio em urinálise:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200767913
Ano: 2019Banca: COMPERVE - UFRNOrganização: Prefeitura de Parnamirim - RNDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Patologia Clínica | Imunologia Laboratorial

O complexo de histocompatibilidade maior ou principal (MHC), ou antígeno leucocitário humano (HLA), apresenta funções importantíssimas na regulação da resposta imune. Com base nessa informação, considere as afirmações abaixo.


I

As moléculas de HLA tipo II são expressas em quase todas as células nucleadas e têm como função apresentar antígenos aos linfócitos.

II

As moléculas de HLA-DR, -DQ, -DP, -DM e -DO são expressas em macrófagos, células dendríticas, linfócitos B, células de Kupffer e Langerhans .

III

Os linfócitos reconhecem as moléculas de MHC classe I via receptor de célula T e interações com a molécula CD4 e assim são ativados

IV

O MHC classe III está envolvido com a expressão de proteínas do sistema complemento e da inflamação.


Estão corretas as afirmações

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200747936
Ano: 2024Banca: FACET ConcursosOrganização: Prefeitura de Queimadas - PBDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Patologia Clínica | Bioquímica Clínica
Estrutura e Função de Biomoléculas
Em uma investigação sobre a causa de uma falha em um lote de medicamentos, foi descoberto que uma modificação inesperada nas proteínas presentes na formulação alterou a eficácia do produto. O técnico de laboratório deve revisar a função das biomoléculas envolvidas para identificar o problema e corrigir o processo de produção. Considere as afirmativas abaixo:


1. As proteínas desempenham funções estruturais, catalíticas e regulatórias, e suas atividades dependem da integridade de suas estruturas tridimensionais.

2. Os carboidratos servem como fontes de energia, sendo também importantes para o reconhecimento celular e a sinalização intercelular.

3. Os lipídios são responsáveis pela formação de membranas celulares e atuam como reservas energéticas, além de serem precursores de hormônios.

4. Os ácidos nucleicos, como o DNA e o RNA, são responsáveis pelo armazenamento e pela transmissão da informação genética, mas não participam de processos celulares de catálise.

5. A estabilidade das biomoléculas em uma formulação farmacêutica é influenciada pela temperatura, pH e presença de agentes oxidantes.


Fontes:
- Stryer, Lubert. "Bioquímica." 8ª edição, 2019.
- Berg, Jeremy M. "Bioquímica de Harper." 31ª edição, 2021.



Alternativas:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com