Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Considere os seguintes resultados obtidos de um método para dosagem de uma determinada substância e avaliado ao se utilizar como analito uma solução conhecida, contendo exatamente 20 mg/mL da substância a ser dosada, submetida seis vezes à mesma dosagem, sendo três em cada dia, após limpeza do sistema;
primeiro dia: 30,01 mg/mL; 30,02 mg/mL e 29,99 mg/mL em cada análise;
segundo dia: 27,02 mg/mL; 27,03 mg/mL e 27,04 mg/mL.
Com base nos dados descritos, julgue o item que se segue.
A amostragem é considerada um fator crítico em todo o processo analítico e é recomendada a adoção de procedimentos que consigam detectar interferências no processo de coleta. Considere as assertivas abaixo.
I. A incerteza é obtida por meio do desvio padrão relativo que é calculado pela diferença relativa entre resultados de duplicatas de testes.
II. Um branco de campo é um controle usado para a verificação de contaminações ambientais que podem ser adicionadas às amostras durante os procedimentos de coleta.
III. A duplicata de amostras é usada para medir a precisão e repetitividade dos procedimentos de coleta e a variação, entre os resultados das duplicatas (R1 e R2), é calculada com a fórmula [ (R1 − R2) / (R1 + R2 / 2) ] × 100.
IV. Para determinar a incerteza da amostragem, metodologias baseadas na replicação dos procedimentos de amostragem, ou réplica de amostras que consideram que os analitos podem variar em função do tempo e do espaço, são os mais recomendados.
Assinale a alternativa em que NÃO se apresenta um processo pré-analítico de controle de qualidade em um laboratório.