Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
O pau-brasil foi a primeira matéria tintorial vinda da América a ser comercializada na Europa [...] A exploração do pau-brasil é reconhecida como o primeiro ciclo econômico da história do Brasil. [...] Foi explorado pelas maiores potências comerciais de então (portugueses, franceses, holandeses e ingleses, entre outros). [...] Em 1501, dom Manuel declarou o paubrasil monopólio da Coroa portuguesa. [...] Embora tenha sido oficialmente designado como espécie em perigo de extinção, o pau-brasil continua sendo alvo de comércio ilegal e também avança incessantemente o desmatamento de seu hábitat natural. [...] A redução da área original é o fator que mais coloca em risco a sobrevivência do pau-brasil, implacavelmente devastada ao longo dos últimos 500 anos.
(Eduardo Bueno. Pau-Brasil, 2002. Adaptado.)
O hábitat natural do pau-brasil é o bioma
Sabemos que existem dois tipos de ecossistemas: os aquáticos e os terrestres. Assinale o que se destaca por ser chamados de estepes, e que possui uma vegetação herbácea e não possui árvores em locais de clima temperado.
Em uma aula de campo sobre ecologia realizada na Chapada do Araripe, o Professor André chamava a atenção dos seus alunos do 9º ano para aspectos de grande relevância, dentre eles, a existência de uma ave endêmica conhecida por soldadinho-do-araripe e a importância da preservação das nascentes de água para a manutenção da biodiversidade regional. Além disso, alertava o Professor para a ocorrência de diferentes tipos de fisionomias de vegetação na Chapada e seus ecótonos, como o Cerrado sensu stricto e o carrasco, com a existência de espécies adaptadas a diferentes fatores como altitude e tipos de solo.
Assinale a alternativa incorreta referente aos termos utilizados pelo Professor André na aula:
Quanto aos ecossistemas brasileiros, julgue o item.
Prevalecidas pelo clima semiárido, as árvores do bioma
Caatinga são muito peculiares, com troncos tortos,
cobertos por uma cortiça grossa, com folhas geralmente
grandes e rígidas.