Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Normalização pode ser entendida como o processo de modelar o banco de dados levando em conta as informações que serão armazenadas, com o objetivo de eliminar ou, pelo menos, reduzir as redundâncias. Um banco de dados que leva em conta os padrões de normalização reduz a manutenção e aumenta o seu desempenho. Assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que apresenta corretamente com qual forma normal cada assertiva está ligada.
I. Quando analisamos uma tupla e não encontramos um atributo não chave dependente de outro atributo não chave.
II. Quando não existir dependências multivaloradas entre seus atributos.
III. Quando os registros na tabela, que não são chaves, dependam da chave primária em sua totalidade e não apenas parte dela.
IV. Quando todos os atributos contêm apenas um valor correspondente, singular, e não existem grupos de atributos repetidos.
Em um banco de dados, a chave primária de uma relação descrita pelo esquema R (A1, A2, A3, A4, A5) é composta de atributos A1 e A2. As seguintes dependências funcionais estão presentes:
A1 determina A3
A3 determina A5
A2 determina A4
A5 determina A1
Sobre normalização, o esquema de relação R atende à
A respeito de normalização de dados, julgue o item seguinte.
A normalização é o mecanismo formal para a análise de
esquemas de relações em banco de dados, com base nas suas
chaves e nas dependências funcionais entre seus atributos.
Leia o fragmento a seguir:
“Um esquema de relação S está na _____ forma normal com relação a um conjunto de dependências F (que inclui dependências funcionais e dependências multivaloradas) se, para cada dependência multivalorada não trivial X -> -> Y em F, X é uma superchave para R.”
Assinale a alternativa cujo item completa corretamente a lacuna do fragmento acima.