Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Notícia do dia 16 de junho destaca que a Petrobras fez sua maior descoberta desde o pré-sal, em 2006. De seis campos, a empresa espera extrair 20 milhões de m3 de gás natural por dia, o equivalente a um terço da produção total brasileira. Na avaliação do governo, a conquista pode ajudar a tirar do papel o esperado “choque de energia barata” – plano para baratear em até 50% o custo do gás natural e “reindustrializar” o País.
(UOL – https://bit.ly/2Y7mfak – Acesso em 17.06.2019. Adaptado)
A descoberta das reservas de gás natural ocorreu
O governo federal inaugurou, no dia 5 de agosto de 2019, a primeira etapa da usina solar fotovoltaica flutuante, que transforma a luz solar em energia elétrica, instalada, pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia.
Internet: <www.bol.uol.com.br> (com adaptações).
“O Brasil possui uma extensa e complexa rede hidrográfica, sendo composta por diversos rios, lagos e bacias. A Bacia Amazônica destaca-se pela sua vasta área de drenagem. O rio Amazonas, integrante dessa bacia, é o segundo rio mais longo do mundo. Além disso, a Bacia do Paraná abrange importantes rios, como o Paraná e o Iguaçu, contribuindo para a produção de energia hidrelétrica. A Bacia do São Francisco, conhecida como ‘rio da integração nacional’, desempenha um papel crucial na irrigação e no abastecimento de água em várias regiões.”
Sobre a hidrografia brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. A extensa e complexa rede hidrográfica brasileira coloca o Brasil como um dos países com grande disponibilidade hídrica.
II. A Bacia Amazônica é a menor do país.
III. A Bacia do Rio São Francisco destaca-se na irrigação, abastecimento de água e geração de energia elétrica.
IV. A maior produção de energia hidrelétrica do Brasil está na Bacia Amazônica.
Está correto o que se afirma em