Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200313342
Ano: 2022Banca: Colégio Pedro IIOrganização: Colégio Pedro IIDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga

Analise os fragmentos de texto a seguir: Resta-nos assim um único caminho: o ser é. Neste caminho há grande número de indícios; não sendo gerado, é também imperecível; possui, com efeito, uma estrutura inteira, inabalável e sem meta; jamais foi nem será, pois é, no instante presente, todo inteiro, uno, contínuo. Que geração se lhe poderia encontrar? Como, de onde cresceria? Não te permitirei dizer nem pensar o seu crescer do não ser. (PARMÊNIDES, fragmento 8)

Correlações: completo e incompleto, concorde e discorde, harmonia e desarmonia, e todas as coisas, um, e de um, todas as coisas. (HERÁCLITO, fragmento 10)

Trata-se de uma única e mesma coisa: a vida e a morte, a vigília e o sono, a juventude e a velhice; pois a mudança de um leva ao outro e vice-versa. (HERÁCLITO, fragmento 88)


MARCONDES, D. (Org.). Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.


Sobre esses fragmentos, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. Em todos os fragmentos citados aparece a questão da unidade da realidade.

II. Tanto Heráclito quanto Parmênides tematizam a relação entre opostos.

III. Para Heráclito e para Parmênides a relação entre opostos é constitutiva do ser.

IV. Heráclito admite que a mudança é constitutiva da realidade.

V. Parmênides admite que a geração e a corrupção constituem a relação do ser com o não ser.


Estão corretas 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200062217
Ano: 2022Banca: IF-PIOrganização: IF-PIDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Lógica | Fundamentos da Filosofia | Filosofia na Grécia Antiga | Filosofia Pré-Socrática
Atomismo é a doutrina filosófica elaborada por Leucipo e desenvolvida por Demócrito e Epicuro, retomada depois pelo poeta latino Lucrécio, segundo a qual a matéria é composta de átomos, isto é, partículas elementares indivisíveis [...] eternos e possuem todos a mesma natureza, embora difiram por sua forma.

(JAPIASSU, H.; MARCODES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990, p.28)

Sobre o atomismo em Demócrito (c.460-c.370 a.C.), é CORRETO afirmar que:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200485365
Ano: 2018Banca: CONSULPLANOrganização: SEDUC-PADisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga
“A preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis) era comum. Queria entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.”
(Disponível em: mundoeducacao.bol.uol.com.br.)

Essa afirmação se refere estritamente à filosofia:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200855632
Ano: 2017Banca: QuadrixOrganização: SEDFDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga

Considera-se que a filosofia surgiu na Grécia Antiga, com os filósofos ditos pré-socráticos. No que se refere aos filósofos pré-socráticos e a alguns filósofos posteriores, julgue o item que se segue.

Os Eleatas, como Parmênides e Zenão, desenvolveram, em sua filosofia, a noção de aparência, ao analisar o fenômeno do movimento, tendo sua perspectiva a respeito do Ser como fundamento.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200493199
Ano: 2022Banca: IF-PIOrganização: IF-PIDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga
A respeito da filosofi a em sua origem, julgue as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

I - Havia, em torno a Protágoras, filósofos de inclinação matemática cujas investigações tomaram um rumo bem diverso. Uma receita, antes de nomear seus ingredientes, deve conter uma porção de números — tantos gramas disto, tantos litros daquilo. Os pitagóricos tinham mais interesse nos números da receita do mundo do que nos próprios ingredientes. Eles supunham, diz Aristóteles, que os elementos dos números eram os elementos de todas as coisas, e que o universo inteiro era uma escala musical.

II - Os primeiros filósofos, que viviam na área costeira da Grécia, na Ásia Menor, concentraram-se na causa material: eles buscavam os ingredientes fundamentais do mundo em que vivemos. Tales e os que o sucederam propuseram a seguinte questão: Em um nível fundamental, seria o mundo feito de água, ar, fogo, terra ou de uma combinação de todas essas causas?

III - Os milésios não são, portanto, físicos de fato, mas também não são construtores de mitos. Eles não abandonaram os mitos, mas estão se distanciando deles. (...) eles são especuladores, e em suas especulações se misturam elementos de filosofia, ciência e religião, em uma rica e borbulbante poção.

IV - Tudo o que existe, tudo o que possa ser pensado não é para Heráclito senão o Ser. O Ser é um e indivisível, não possui começo ou fim e não está sujeito ao câmbio do tempo. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201492543
Ano: 2023Banca: OBJETIVAOrganização: Prefeitura de Passo Fundo - RSDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga
A passagem do mito ao logos ocorreu no contexto pré-socrático. Um filósofo representante desse período de transição, tido por muitos como o responsável por esse fenômeno, é: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200710717
Ano: 2022Banca: QuadrixOrganização: SEDFDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga
No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.


Os primeiros filósofos surgiram não na Grécia continental, propriamente, mas nas colônias gregas, na Jônia (Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Leucipo, Demócrito e Xenófanes) e na Magna Grécia (Pitágoras, Parmênides, Zenão e Empédocles). 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201517605
Ano: 2019Banca: IBADEOrganização: SEE-ACDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Ontologia e Existência | Fundamentos da Filosofia | Ética e Autonomia | Filosofia na Grécia Antiga
“Quando te custa levantar de manhã, tem presente este pensamento: desperto para um trabalho de homem. Enfada-me ainda sair para o mister para o qual fui posto no mundo? Ou fui constituído para me aquecer deitado sob as cobertas?”

Para os estoicos, é imperativo que cada homem assuma:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200404559
Ano: 2016Banca: FUNDATECOrganização: Prefeitura de São Leopoldo - RSDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga
“Pelo menos desde Sócrates, os filósofos gregos refletem sobre a vida humana. 
                 
Algumas escolas filosóficas antigas fizeram desse tema uma preocupação central e desenvolveram a ética como forma de ‘arte de viver’, uma reflexão constante sobre a vida e um trabalho permanente de cada um sobre sua própria vida.” (GALLO, 2014). 
       
Algumas dessas escolas se difundiram durante o período helenístico. 
       
Uma dessas escolas ganhou popularidade com Diógenes de Sinope. 
      
Sua filosofia apresentava-se como uma crítica aos costumes instituídos, lançando mão de recursos humorísticos e da ironia. 
       
Essa escola ficou conhecida como:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201935770
Ano: 2022Banca: Instituto ConsulplanOrganização: SEED-PRDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga
Se o ser não pode não ser, aquilo que é deve permanecer sempre idêntico a si mesmo, sem jamais mudar; porquanto mudar significa passar a não-ser, o que não é possível. Portanto, no pensamento de Parmênides, ser é aquilo que, por natureza, se conserva em sua identidade própria. Ele levou a noção de ser ao extremo, sustentando que “o que é pleno de si” (pan d’ empleon estin eontos, fr. 8, 24), “é todo contínuo” (tôi xunekhes pan estin, fr. 8,25), que enquanto tal não se relaciona com nenhuma outra coisa senão consigo mesmo (eon gar eonti pelazei, fr. 8,25). E a autoidentidade do objeto persiste sendo condição sine qua non (condição sem a qual não existe) para o conhecimento.

(Escola Eleática | Jose Lourenco – Academia.edu)

A Escola Eleáticatem o seu nome derivado da cidade de Eleia, ao sul da Itália, lugar de origem de seus principais pensadores, sendo Parmênides um dos mais famosos. Dentre suas premissas, é possível apontar: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com