Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201819021
Ano: 2022Banca: IADESOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial
Texto associado

    De acordo com o historiador britânico Eric Hobsbawm, na obra A era das revoluções: a Europa – 1789-1848, os movimentos nacionalistas conscientes são resultado das revoluções de 1830, marco da desintegração do movimento revolucionário europeu em segmentos nacionais, organizados primordialmente no âmbito das irmandades conspiratórias do início do século 19 e caracterizados, esses grupos, como “movimentos jovens”.

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: a Europa – 1789-1848.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, pp. 189-208.

No que se refere a esses movimentos, julgue (C ou E) o item a seguir.


Pode-se considerar o Movimento dos Jovens Turcos e dos Jovens Tchecos como precursores dos nacionalismos tributários das revoluções de 1830.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201525413
Ano: 2018Banca: UDESCOrganização: UDESCDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial

“Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos.”. Estas frases, escritas por Karl Marx e Frederich Engels, encerram o Manifesto Comunista, publicado em Londres, em 1848.

A respeito das condições de trabalho na Europa, durante o século XIX, é correto afirmar:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201328713
Ano: 2024Banca: CPCONOrganização: Prefeitura de Matinhas - PBDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial
“O Historicismo alemão, e seus desdobramentos em outros países europeus e mesmo nas Américas, deverá ser entendido em sua relação direta com o contexto de afirmação dos Estados Nacionais do século XIX.” (José de Assunção Barros. Teoria da História; Vol. II. RJ. Vozes.2011.p.107)

Considerando o paradigma historicista analise as proposições a seguir:

I- O Historicismo apresenta uma perspectiva sobre o homem com bases na tendência dominante do iluminismo que é uma herança desde o século XVIII e que é sustentada pelo Positivismo com sua perspectiva generalizante.
II- O paradigma historicista condena a relatividade do objeto histórico porque acredita que as leis de caráter geral sejam válidas para todas as sociedades.
III- Os três traços essenciais do pensamento historicista são: relatividade do objeto histórico; especificidade metodológica da História e subjetividade do historiador.
IV- A atitude historicista busca perceber a diferença, a singularidade, o específico, o particular. A concepção historicista deleita-se com a percepção do movimento.

É CORRETO o que se afirma apenas em: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201769202
Ano: 2011Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: CorreiosDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial
Texto associado
Julgue os itens de 39 a 45, a respeito da historiografia iniciada a
partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço
intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

Segundo Karl Marx, os antagonismos de classe e a exploração econômica da maioria da sociedade por uma minoria são fatores determinantes do movimento histórico.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201406315
Ano: 2013Banca: VUNESPOrganização: PM-SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial

Sob qualquer aspecto, a revolução industrial foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. Qualquer que tenha sido a razão do avanço britânico, ele não se deveu à superioridade tecnológica e científica.

(HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p. 45)


Entre as razões para o pioneirismo britânico, é possível citar

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201794581
Ano: 2017Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial

Em 1830 e em 1848, a Europa foi tomada por movimentos revolucionários. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) o item a seguir.


O levante liberal em Viena, em 1848, levou Metternich a comandar uma dura repressão militar na capital austríaca, que restaurou a ordem anterior.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941202012546
Ano: 2018Banca: Prefeitura de Aurora - CEOrganização: Prefeitura de Aurora - CEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial

“O anarquismo, assim como o socialismo e o sindicalismo revolucionário em vários países do mundo, foi um elemento importante no processo de auto-organização da classe trabalhadora. Esse processo de organização política alterou também as formas de agregação social – recreativas e culturais – dos trabalhadores. A circulação das ideias anarquistas, socialistas e sindicalistas, por meio de campanhas, comícios, imprensa, publicações, organização do tempo livre e formas autônomas de organização popular e proletária – que vão adaptando tradições religiosas e culturais – demonstra como foram numerosos os percursos e instrumentos que fizeram parte dessa politização das relações sociais.” (TOLEDO, Edilene. A trajetória anarquista no Brasil na Primeira República. IN: FERREIRA, Jorge; REIS, Daniel Aarão. As Esquerdas no Brasil: a formação das tradições. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 55.)

Sobre os movimentos citados pela historiadora, no texto acima, assinale a alternativa correta:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200821128
Ano: 2016Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial | Revoluções Liberais na Europa

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.

Diferentemente do liberalismo, que forma uma tradição política centrada no individualismo, o socialismo abrange um conjunto de teorias políticas, filosofias sociais, práticas e formas de engajamento estruturadas em torno de princípios coletivistas que priorizam a solidariedade e a distribuição equitativa da riqueza.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200873767
Ano: 2016Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) o item a seguir.

Como intelectual engajado e agitador político, Karl Marx procurou cultivar laços com diferentes grupos socialistas da Europa, ainda que, paralelamente, tenha, com frequência, sublinhado o caráter “científico” da sua versão da teoria socialista e criticado o “socialismo utópico” de alguns dos seus contemporâneos.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201311169
Ano: 2012Banca: PUC - RJOrganização: PUC - RJDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revoluções Liberais na Europa | História Mundial
Ao longo do ano de 1848, o continente europeu passou por uma série de revoluções configurando um momento que muitos historiadores vieram a denominar de “Primavera dos Povos”.Sobre esses movimentos, é CORRETO afirmar que:



Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com