Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Em engenharia de telecomunicações e projeto de sistemas de comunicação óptica, é bastante útil converter as unidades de medida de potência para uma escala logarítmica em decibel (dB). Uma vez que a potência é medida em watts, um valor de potência em escala logarítmica será dado pela equação PdB = 10 log10 (P/Pref), sendo Pref um valor de referência de potência. A unidade de medida na escala logarítmica é expressa por dB seguido de uma letra que indica a escala de referência. Duas unidades de medida muito utilizadas em sistemas de comunicação referentes à potência de sinal em escala logarítmica são o dBW e o dBm, cujas potências de referência Pref valem 1 W e 1 mW, respectivamente. Nesse caso, 1 W corresponde a 0 dBW, e 1 mW corresponde a 0 dBm. Assim, a relação correta para a conversão entre as unidades dBW e dBm é:
A modulação em frequência (FM) é uma forma de modulação angular na qual a frequência instantânea da onda portadora varia linearmente com o sinal de mensagem. O sinal modulado em frequência é descrito no domínio do tempo por:
em que Ac é a amplitude da onda portadora, fc representa a frequência da portadora não modulada, kf é a sensibilidade à frequência do modulador e m(t) representa o sinal de mensagem. Com relação ao assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A potência média do sinal s(t) é igual a A2c/2, independentemente da potência de m(t).
( ) Quanto maior for a sensibilidade à frequência do modulador, maior será a largura de banda ocupada pelo sinal s(t).
( ) A largura de banda do sinal s(t) é igual ao dobro da largura de banda da mensagem.
( ) Quanto maior for a largura de banda ocupada pelo sinal s(t), melhor será o desempenho em relação a ruído do sistema FM.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Quanto mais cedo chegar um socorro profissional, melhor para as vítimas de um acidente de trânsito. Hoje, em grande parte do Brasil, nós podemos contar com serviços de atendimento às emergências. Com base na Cartilha de Telefones de Utilidade Pública da Anatel – Agencia Nacional de Telecomunicações (2018), assinale o número de serviço público de emergência INCORRETO: