Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Analise as afirmativas a seguir sobre a Macroeconomia e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A Macroeconomia analisa mercados especificos, enquanto a Microeconomia analisa os grandes agregados.
( ) Em Macroeconomia, a demanda de um bem ou serviço pode ser afetada por muitos fatores, como a propaganda.
( ) A hipótese coeteris partibus (tudo o mais constante) é fundamental para o entendimento da macroeconomia.
Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETAS.
Considere as seguintes afirmações sobre o fluxo circular da renda em uma dada economia:
I. Grande parte da produção é oferecida no mercado, sendo que alguns dos produtos encontram-se em uma etapa intermediária, ou seja, servem como insumos para serem usados na produção de outros bens e serviços.
II. Uma possibilidade de destino para os produtos é o uso final, que poderá ser para consumo final, isto é, para a satisfação direta das necessidades dos membros da sociedade, ou para investimento, também denominado formação bruta de capital, cuja função é repor ou aumentar o capital produtivo de um país.
III. As rendas geradas são distribuídas pelos agentes produtores para remunerar aqueles que participam da atividade produtiva; esta consiste na “distribuição primária”, ou seja, refere-se aos fluxos de rendas de que se apropriam os agentes econômicos devido a sua participação, mais ou menos direta, na atividade produtiva.
IV. Os agentes que investem quando sua poupança é insuficiente se endividam com aqueles que têm uma capacidade de financiamento, de maneira que, ao final do período corrente, há uma modificação no nível e na composição dos patrimônios; esta alteração patrimonial ocorre devido aos novos investimentos realizados, que são representados pelas transações de capital, e também por conta da modificação de ativos e passivos entre os agentes, representada pelas transações financeiras.
Está correto o que se afirma em
Acerca de aspectos gerais da economia brasileira e das políticas econômicas adotadas pelos últimos governos, julgue o item a seguir.
Políticas fiscais e monetárias ortodoxas foram adotadas para
reduzir os desequilíbrios internos e externos no segundo
mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no período
de 2007 a 2010.