Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Julgue o próximo item, acerca da tecnologia de sementes e da produção de mudas.
O controle do equilíbrio entre substâncias promotoras e
inibidoras do crescimento é um dos mecanismos de
dormência de sementes.
Sobre os mecanismos que favorecem a alogamia em plantas, analise as afirmativas.
I - Espécies alógamas podem possuir monoicia que consiste na produção de flores masculinas e femininas em plantas separadas.
II - Espécies alógamas podem apresentar flores hermafroditas férteis, porém com autoincompatibilidade genética, sendo incapazes de produzir um zigoto após autofecundação.
III - Espécies alógamas podem apresentar protoginia que consiste na liberação do grão de pólen antes do estigma estar receptivo.
IV - Espécies alógamas podem possuir flores hermafroditas nas quais a transferência do pólen acontece para a mesma flor ou para outras flores da mesma planta.
Está correto o que se afirma em
Quanto ao sistema reprodutivo de plantas cultivadas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Existem dois modos de reprodução de plantas: sexual e assexual.
( ) A reprodução sexual se caracteriza pela formação de gametas, através da mitose, fusão dos gametas masculino e feminino (fertilização) para formação de um embrião e posteriormente da semente.
( ) Na reprodução assexual novas plantas são obtidas pela divisão celular, através da meiose, formando vários órgãos vegetativos como: raízes, tubérculos, estolões, colmos, manivas, rizomas, rebentos, estacas, dentre outras.
( ) As plantas propagadas vegetativamente são caracterizadas pelo alto grau de homozigose por serem clones de apenas uma planta matriz.
( ) A apomixia pode ser facultativa ou obrigatória, sendo que na primeira a planta pode produzir descendentes, tanto de origem sexual como de origem apomítica.
Assinale a alternativa correta quanto à sequência das respostas.
O ambiente é todo fator que afeta o desenvolvimento da planta que não é de ordem genética. Levando em consideração essa informação, analise as afirmativas.
I. A resposta genotípica de cada genótipo às variações de ambiente é, em geral, diferente e reduz a correlação entre o fenótipo e o genótipo.
II. O crescimento de uma espécie em solos de alta fertilidade pode ser limitado pela capacidade de absorção do sistema radicular, ao passo que em condições de baixa fertilidade o crescimento pode ser atribuído à eficiência na utilização dos nutrientes, o que resulta em desempenho diferenciado para dois genótipos.
III. Duas plantas na mesma parcela experimental, nas mais uniformes condições, não estão sujeitas a diferentes ambientes, denominados macroambiente.
IV. A alteração no desempenho relativo dos genótipos, em virtude de diferenças de ambiente, denomina-se interação genótipo x ambiente (G x E).
V. Quanto maior a diversidade genética entre os genótipos e entre os ambientes, de menor importância será a interação G x E. As plantas podem-se ajustar à variação no seu ambiente pela plasticidade fenotípica, que é inversamente proporcional a sua heterozigose.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o movimento da água e de nutrientes na planta, analise as afirmativas.
I - Os estômatos funcionam de maneira coordenada permitindo a ocorrência simultânea da saída de água na forma de vapor (transpiração) e absorção de gás carbônico atmosférico (CO2).
II - Os vasos do xilema, através dos quais a água se movimenta da raiz em direção às folhas, possuem paredes grossas e diâmetro pequeno e são formados por células mortas, as quais são resistentes a colapsos, mesmo quando sujeitas à alta tensão.
III - Alta temperatura, ausência de vento e alta umidade relativa são fatores que estimulam o fluxo de vapor da água da folha para o meio externo (perda de água).
IV - O movimento da água das células mais externas da raiz até o xilema radicular pode ocorrer via apoplasto (através dos espaços intercelulares) ou via simplasto (entre células via plasmodesmos).
Estão corretas as afirmativas