Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A filosofia, desde seus primórdios, tem desempenhado um papel central na reflexão sobre a condição humana, abordando questões que envolvem a natureza do ser, o conhecimento, a moralidade e a existência. Ela oferece uma estrutura crítica para o questionamento das verdades que aceitamos sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor, permitindo a desconstrução de ideias que muitas vezes tomamos como certas (FERREIRA, 2001).
Com base nas teorias sobre filosofia e verdade, escolha a alternativa correta.
Ao realizar uma análise da moral antiga, Foucault se ocupou de temas como ética, verdade, estética da existência, sujeito da ação e sujeito ético. Alguns desses temas já estavam presentes de forma pouco desenvolvida nas fases anteriores e ganham maior destaque, como a liberdade e a agência do sujeito ético-político. As palavras de Ewald capturam com maestria a movimentação teórica realizada por Foucault na passagem da fase genealógica para a fase ética:
“As portas do asilo, os muros da prisão desaparecem, dando lugar a falas livres em que gregos e romanos discutiam as melhores maneiras de conduzir suas vidas. A paisagem do confinamento cede lugar à liberdade luminosa do sujeito.”
(EWALD, 1984, p. 71-73.)
O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) caracterizou a filosofia grega de Sócrates e outros filósofos pelo problema do “cuidado de si” (em grego, epiméleia heautoú). Nesta análise, Foucault:
Sobre algumas obras que são importantes para a discussão ontológica na filosofia ocidental, podemos elencar as seguintes:
I – Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant.
II – Metafísica, de Aristóteles.
III – Ser e Tempo, de Martin Heidegger.
IV – O Ser e o Nada, de Jean-Paul Sartre.
V – O Justo, de Paul Ricoeur.
Marque a alternativa CORRETA:
A respeito de ontologia, julgue o próximo item.
Na ontologia, o conjunto de axiomas do domínio é aquele
que serve para modelar restrições e regras inerentes às
instâncias.