Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Alguns bens e serviços, por sua natureza, não podem ter sua oferta e procura determinadas pelas teorias clássicas da firma e do consumidor. Isso pode ocorrer por várias razões, como o fato de ser impossível impedir que um indivíduo desfrute do benefício trazido pelo bem ou serviço, mesmo que não tenha pagado por ele. Um exemplo típico é um farol, que ilumina as águas e o litoral ao redor de sua área. Mesmo que um fornecedor privado do serviço do farol cobrasse as embarcações que chegam ao porto pelo uso do serviço, outras embarcações que não aportam também se beneficiariam da iluminação do farol, porém sem pagar pelo preço do serviço.
Considerando as informações e a situação hipotética do caso do farol, julgue o item a seguir.
A impossibilidade de cobrar cada beneficiário pelo serviço
do farol o caracteriza como um bem não exclusivo.
Uma indústria local é caracterizada por meios artesanais de produção, intensivos em mão de obra pouco qualificada, sem barreiras de entrada, em que cada produtor é tomador de preços, com curva individual de oferta Scada artesão, e a quantidade total de produtores no mercado em equilíbrio é igual a Nartesãos. Há um preço mínimo de subsistência pmín por unidade produzida, abaixo do qual o artesanato não compensa, hipótese em que Nartesãos = 0. O mercado consumidor, principalmente externo, tem uma função de demanda bem conhecida D.
É submetido à análise um projeto para instalação de fábrica com curva de oferta, quando em plena produção, igual a Sfábrica.
Abaixo constam as equações estimadas de regência do mercado.
Scada artesão = 1 + 0,01 ˑ p
Sfábrica = 6.250 + 15 - p
D = 12.000 - 100 ˑ p
pmín = 100
Nartesãos = Quantidade de artesãos em atividade no equilíbrio