Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que
A respeito de cidadania, de relações públicas, de
comunicação e da redação de documentos oficiais, julgue o item.
Entre as atividades especializadas de relações públicas,
estão as que dizem respeito à informação de natureza
institucional entre a entidade e o público, por meios de
comunicação como a TV e o rádio.
As opções a seguir apresentam os motivos pelos quais o uso das
redes sociais pelos profissionais de assessorias de imprensa é
visto com cautela pelos repórteres, à exceção de uma. Assinale-a.
Assinale a alternativa que indica atividade vinculada às atividades de Assessoria de Imprensa ou de Assessoria de Comunicação Social; com estrutura lógico-formal que contempla as características do assessorado, as particularidades do contexto em que o mesmo está inserido e as particularidades da teia midiática para que se construa um fluxo permanente de informação quer atenda a objetivos previamente estabelecidos.
Sobre Planejamento e Execução de Atividades de Relações Públicas, analise as assertivas abaixo.
I. Quando algum tipo de desgaste da imagem de uma organização acontece, o profissional de Comunicação, especificamente o profissional de Relações Públicas, entra em ação para manter informada a imprensa, além de dar subsídios para a população que possa ter sido afetada de alguma maneira. II. A gestão de crises é apenas um item do plano de Comunicação de uma empresa e deve ser elaborado pelo profissional de Relações Públicas e por uma equipe multidisciplinar. III. Preservar a imagem e a reputação do negócio e, ao mesmo tempo, inserir a organização na comunidade, com pesquisas de mercado e opinião, tanto para o público externo quanto para o público interno, é o objetivo do planejamento de Comunicação, executado pelo profissional de Comunicação, que deve incluir o profissional de Relações Públicas. IV. O profissional de Relações Públicas deve criar uma imagem positiva para a empresa, mesmo que esta não seja verdadeira e possa ser desmascarada posteriormente.
Algumas empresas criam, em seu site corporativo, um canal de comunicação exclusivo com a imprensa, disponibilizando conteúdo sobre fatos importantes que possam constituir notícia. Qual tipo de conteúdo NÃO é encontrado nesse canal de comunicação?
Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.
Os produtos de comunicação interna devem ser elaborados pelo departamento ou pela assessoria de comunicação da própria empresa ou organização, ao passo que os produtos de comunicação externa devem ser elaborados por empresas terceirizadas, como agências de publicidade ou birôs de criação.
Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização
que se pretende “aplicável a todos os tipos de relacionamento" de uma organização. Os “essenciais" são definidos pelo
grau de dependência que a organização tem desses públicos; os “não essenciais" são identificados pela sua participação/envolvimento
nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de “redes de interferência" são aqueles que podem
afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público
As crises fazem parte do cotidiano de pessoas e organizações. Nesses casos, quanto melhor for a imagem da organização, menor desgaste haverá no enfrentamento de situações críticas e menores serão as chances de prejuízos à sua reputação.
Algumas atitudes podem ser tomadas para a contenção da crise, dentre as quais se destaca a seguinte:
É de responsabilidade das assessorias de imprensa,
segundo Rivaldo Chinem, a distribuição entre os repórteres
de um “conjunto informativo composto de textos,
artigos, números, índices econômicos, fotografias e
outros materiais destinados à divulgação do fato jornalístico”.
O nome desse produto editorial é