Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200316463
Ano: 2017Banca: IFBOrganização: IFBDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Filosofia | Racionalidade e Percepção
Kant resume a lição básica da estética e da analítica transcendental ao afirmar que “as condições da possibilidade da experiência em geral são, ao mesmo tempo, as condições da possibilidade dos objetos da experiência” (Crítica da Razão Pura, A 158/B 197).
Assinale a alternativa que apresenta a consequência desta lição.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201868265
Ano: 2019Banca: IBADEOrganização: SEE-ACDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Filosofia | Ética e Autonomia
Na ética kantiana, os imperativos se expressam por um(a):
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200938374
Ano: 2018Banca: UNESPAROrganização: UNESPARDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Filosofia

À hegemonia do sujeito corresponde o que se convencionou denominar em Descartes de primado da representação. Podemos dizer, em princípio, que representação é todo e qualquer conteúdo presente na mente. Para uma teoria realista do conhecimento, como era por exemplo aquela que predominava na época de Descartes, a representação é apenas o reflexo de objetos particulares ou então a transfiguração abstrata da ordenação do mundo material. Nessa perspectiva, tudo aquilo que o espírito representa já foi alguma vez objeto da percepção, pois nada poderia estar presente na mente sem que tivesse estado antes nos sentidos. Assim, a questão do conhecimento consistiria em explicar o trajeto das coisas à mente por intermédio da sensibilidade e a transformação do particular e divisível em essência universal e indivisível, presente no intelecto.

SILVA, F.L e. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Ed. Moderna, 1993.


René Descartes (1596-1650) é considerado o filósofo que inaugura o pensamento moderno. O que caracteriza a noção cartesiana de conhecimento é a:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201385297
Ano: 2015Banca: UFMTOrganização: DETRAN-MTDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Filosofia | Ética e Autonomia

A ética aplicada é um ramo contemporâneo da filosofia que nos coloca diante do desafio de deliberar sobre problemas práticos que exigem a justificação racional. Esse novo tipo de reflexão ligada à ação surgiu a partir de acontecimentos inéditos que marcaram o século XX: as duas guerras mundiais e os totalitarismos trouxeram o espectro do uso de armas de destruição em massa, de massacres e genocídios; desde a década de 1960 grandes questões estimularam as discussões sobre a extensão de direitos civis e minorias excluídas da sociedade, bem como presenciaram-se reivindicações de uma nova ética sexual. A esse novo estado de coisas veio juntar-se o risco de manipulação genética, decorrente dos avanços da biologia. Outros problemas, como a degradação ambiental, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho, também estimularam o debate público entre conservadores e radicais

(ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.)

Sobre a ética aplicada, analise as afirmativas.

I - A bioética é um campo da ética aplicada.

II - A ética ambiental é um campo da ética aplicada.

III - A ética da degradação é um campo da ética aplicada.

Está correto o que se afirma em

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200744877
Ano: 2019Banca: FUNTEF-PROrganização: IF-PRDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Filosofia

Atente para o fragmento a seguir:

"[...] Não se trata, decerto, de tomar a sensibilidade em sua opacidade material, na absoluta e irredutível singularidade de suas manifestações, mas, antes, apenas como o lócus onde o universal e o necessário se apresentam como produtos da atividade filosófica, como reflexos do Espírito e de sua liberdade infinita. Ora, é possível afirmar que para Hegel o trabalho realizado por Kant de desabilitação da metafísica dogmática e de seus objetos por excelência: Deus, Alma e Mundo, e de radicalização do primado da razão prática, teve como uma de suas principais consequências a expansão do terreno legítimo do pensamento filosófico para tudo aquilo em que este possa deixar a marca de sua liberdade, agora já liberta de um universo de objetos determinados. No movimento esboçado acima, a sensibilidade, esse "Outro" do pensamento, torna-se um legítimo objeto da filosofia. Como resultado, não mais concebida como simples poética, [...]".

(Fonte: TREVISAN, Diego K. Estética como "ciência do sensível" em Baumgarten e Kant. Arte Filosofia, Ouro Preto, n.17, Dezembro 2014. p.170-181).


Diante desse trecho, é correto afirmar que a Estética filosófica deve ser entendida como:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201365040
Ano: 2010Banca: IV - UFGOrganização: SEDUC-GODisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Lógica | Fundamentos da Filosofia

Segundo argumentação formulada por Wittgenstein em seu Tractatus logico-philosophicus, é um traço essencial de toda proposição dotada de sentido ser

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200588160
Ano: 2023Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de São José - SCDisciplina: FilosofiaTemas: Prática Filosófica | Introdução à Filosofia | Epistemologia | Fundamentos da Filosofia | Filosofia Cultural
O estudo racional do belo, quer quanto à possibilidade da sua conceituação, quer quanto à diversidade de emoções ou sentimentos que ele suscita no ser humano, é denominado: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201380240
Ano: 2024Banca: Instituto ConsulplanOrganização: SEED-PRDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Lógica | Fundamentos da Filosofia
A tarefa da lógica sempre foi a de classificar e organizar as inferências válidas, separando-as daquelas que não são. A importância dessa organização não deve ser subestimada, pois usam-se inferências (de preferência válidas) tanto na vida comum como nas ciências formais, sendo um exemplo a matemática.
(ASSIS, 1990, p. 12.)

A lógica trabalha com meios que permitem que o pensamento proceda de forma correta, e faz parte de uma gama de contextos, tanto na ciência quanto em outras áreas e situações. A lógica:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201335108
Ano: 2022Banca: FCCOrganização: SEC-BADisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Filosofia | Ética e Autonomia | Maquiavel: O Príncipe | Teoria Política
[...] surge daí uma questão: é melhor ser amado que temido ou o inverso? A resposta é que seria de desejar ser ambas as coisas, mas, como é difícil combiná-las, é muito mais seguro ser temido do que amado, quando se tem de desistir de uma das duas.

(Maquiavel. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2001)

Valendo-se disso, é correto afirmar que 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200795243
Ano: 2024Banca: COMVEST - UNICAMPOrganização: UNICAMPDisciplina: FilosofiaTemas: Fundamentos da Filosofia | Ética e Autonomia | Filosofia na Grécia Antiga | Teoria Política
Mary Wollstonecraft abre sua obra, Reivindicações dos direitos da mulher (1792), com uma carta ao Sr. Talleyrand-Périgord, antigo bispo de Autun e político ativo durante a Revolução Francesa. O bispo propõe nova Constituição, o que foi apresentado e discutido na Assembleia revolucionária. Nessa carta, Wollstonecraft afirma:

“Mas, se as mulheres devem ser excluídas, sem voz, da participação dos direitos naturais da humanidade, prove antes, para afastar a acusação de injustiça e inconsistência, que elas são desprovidas de razão; de outro modo, essa falha em sua NOVA CONSTITUIÇÃO sempre mostrará que o homem deve de alguma forma agir como um tirano, e a tirania, quando mostra sua face despudorada em qualquer parte da sociedade, sempre solapa a moralidade”.

(WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicações dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo Editorial, p. 20, 2016.)


Assinale a opção que melhor sintetiza a crítica de Wollstonecraft apresentada no excerto.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com