Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Julgue o item a seguir, a respeito das ferramentas moleculares e suas aplicações no melhoramento animal.
A seleção assistida por marcadores é uma ferramenta não recomendada para o melhoramento de caraterísticas como qualidade da carne e resistência a doenças.
Acerca de edição gênica e biologia sintética, julgue o item subsequente.
O uso de CRISPR/Cas9 limita-se à edição de genes em células somáticas.
Com relação a coleta de recursos genéticos e gestão de coleções vivas, julgue o item subsequente.
Para a coleta de espécies silvestres, é recomendado priorizar o número de indivíduos por sítio de coleta em vez do número de sítios de coleta.
Na área forense, a identificação de espécies pode ser utilizada em muitas situações, incluindo casos em que a interferência animal em cadáveres possa ser confundida com ferimentos ante mortem e na diferenciação entre restos mortais humanos e não humanos em cenas de crime ou acidentes. Além do mais, alguns tipos de crime dependem da identificação das espécies envolvidas para a sua caracterização, tais como as fraudes em alimentos de origem animal, causadoras de prejuízos econômicos e potenciais danos à saúde da população. Vários estudos mostram que a substituição de peixes e frutos do mar, por exemplo, é bastante comum em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Da mesma forma, crimes como a caça de animais silvestres e o comércio ilegal de suas partes ou subprodutos, potenciais causadores de danos aos ecossistemas naturais, também dependem de exames que assegurem o envolvimento de espécies protegidas para a sua tipificação.
A respeito da genética forense aplicada a exames em animais, é INCORRETO afirmar:
As pequenas moléculas de DNA circular, extra cromossomal, capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico e que carregam consigo informações genéticas e até mesmo genes responsáveis por resistência a antibióticos, por exemplo, são conhecidas como:
A técnica de superovulação e colheita de embriões consiste em recolher embriões de uma fêmea doadora, que serão transferidos para uma fêmea receptora com a finalidade de completarem o período de gestação. Sobre o tema, analise as asserções a seguir e verifique a relação proposta entre elas:
Os protocolos de superovulação visam promover o crescimento e ovulação de todos os folículos recrutados. Para tanto, a onda folicular é sincronizada, e altas doses de GnRH são administradas aos animais antes que se estabeleça a dominância.
PORQUE
Assim, os efeitos inibitórios do folículo dominante sobre o crescimento dos demais folículos são bloqueados, e os efeitos benéficos da atresia sobre a qualidade dos oócitos ovulados são estimulados.
Julgue o item subsequente, relativo a programas de melhoramento genético animal.
Para a inscrição de reprodutores bovídeos em centros de coleta e processamento de sêmen, os reprodutores devem ser submetidos a avaliação zoogenética pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.