Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item que se segue.
A orientação social acerca dos direitos e políticas sociais é
função precípua do assistente social, o que faz da linguagem
seu principal instrumento no cotidiano de intervenção
profissional.
Acerca de uso dos instrumentais técnico-operativos bem como de atribuições privativas e competências profissionais dos assistentes sociais, julgue o item subsecutivo.
A redução do papel do Estado neoliberal, no âmbito da
proteção social, recoloca as famílias como principal
responsável pela proteção social dos indivíduos, por isso o uso
do estudo socioeconômico pelos assistentes sociais deve ser
amparado no cuidado para não individualizar problemas
sociais.
Entre suas tarefas diárias, o Educador Social planeja atividades educativas, organiza oficinas, desenvolve projetos comunitários e atua como mediador em situações de conflito. No contexto de mediação de conflitos, o educador social deve:
A instrução social faz parte da instrução processual, ou seja, os conhecimentos da área de Serviço Social, registrados em um informe, um relatório, um laudo ou um parecer, que serão referência ou prova documental que vão contribuir para formar o processo, para informar a ação sobre a qual o magistrado decide. Ao registrar um relatório, um laudo, um parecer, o assistente social exerce um papel intermediário entre o indivíduo e/ou família envolvidos na ação judicial, o promotor e o magistrado. Com base em conteúdos já documentados nos autos e/ou informações complementares, o parecer social pode ser realizado em razão de determinação judicial ou também pode ser