Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
“Quebec aprovou algumas leis na área da língua. Uma regula quem pode enviar os filhos a escolas de língua inglesa (não os francófonos nem os imigrantes); outra requer que negócios com mais de 50 empregados sejam dirigidos em francês; uma terceira põe fora da lei placas comerciais não escritas em francês. Em outras palavras, foram impostas aos habitantes do Quebec, pelo governo, restrições em nome de sua meta coletiva de sobrevivência, restrições que, em outras comunidades canadenses, poderiam facilmente não ser impostas em virtude da Carta. A questão fundamental foi: essa variação é aceitável ou não?” (TAYLOR, Charles. A Política do Reconhecimento.)
Há diversas respostas para tal questão. Alguns autores, como os teóricos do liberalismo procedimental, argumentam que os direitos individuais devem sempre ter precedência sobre metas coletivas. Nessa perspectiva, uma sociedade tipicamente liberal é aquela que não adota nenhuma visão substantiva sobre o que é bom, sobre os objetivos de vida; ela apenas adota o compromisso de tratar as pessoas com igual respeito. Por outro lado, há autores que argumentam que uma sociedade com fortes metas coletivas pode ser liberal desde que mantenha o princípio de respeitar a diversidade, e desde que possa oferecer salvaguardas adequadas aos direitos fundamentais. De acordo com essa visão, uma sociedade liberal se mede pela forma com que trata suas minorias.
Tal debate evidencia o paradoxo resultante da incompatibilidade entre:
As pessoas surdas têm em comum muitas características, que vão além da especificidade biológica e abarcam experiências sociais. Também apresentam identidades heterogêneas.
De acordo com essas identidades, numere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A
I. Surda.
II. Híbrida.
III. Transição.
IV. Flutuante.
V. Embaraçada.
VI. Diáspora.
COLUNA B
(__) Característica de pessoas que não têm referência nem na cultura surda, nem na ouvinte. Não sabem usar língua de sinais. Têm a vida, o comportamento e aprendizados determinados pela perspectiva ouvinte.
(__) Característica de pessoas que não foram inseridas em alguma comunidade surda. Essas pessoas costumam ter dificuldades de se reconhecer/aceitar como surdas e buscam sua referência na cultura ouvinte.
(__) Características de pessoas que estão em um período de transição, entrando em contato com a cultura surda tardiamente. Há uma passagem da comunicação visual/oral para visual/sinalizada.
(__) Característica de pessoas com surdez adquirida, que aprenderam inicialmente a estar e participar do meio e construir o pensamento como ouvintes, utilizando também uma língua oral para se comunicar, e que passaram a estar imersas no contexto da surdez, como pessoas surdas.
(__) É uma identidade onde também existe uma transição. É marcada pela transição de um surdo de um país para o outro, ou mesmo de um estado para o outro.
(__) Diz respeito aos sujeitos surdos que se inserem plenamente na comunidade surda e se reconhecem como pertencentes à mesma, usam apenas língua de sinais, apresentam características culturais e forma de estar no mundo baseadas na visualidade.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a interpretação de Zygmunt Bauman (2001) a respeito da atual fase histórica da modernidade e suas principais características, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A sociedade que entra no século XXI não é menos moderna do que a do século anterior, pois mantém sua insaciável sede de destruição criativa.
II. A individualização compulsória implica a colonização da esfera pública pelo “privado”, favorecendo a lenta desintegração da cidadania.
III. O espírito consumista se traduz em um montante cada vez mais mensurável de necessidades e desejos de mercado.