Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201982377
Ano: 2014Banca: FGVOrganização: Câmara Municipal do Recife - PEDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Teoria Política e Estado | Cidadania e Movimentos Sociais | Estratificação e Desigualdade Social | Cultura e Sociedade | Interação Indivíduo-Sociedade

“Quebec aprovou algumas leis na área da língua. Uma regula quem pode enviar os filhos a escolas de língua inglesa (não os francófonos nem os imigrantes); outra requer que negócios com mais de 50 empregados sejam dirigidos em francês; uma terceira põe fora da lei placas comerciais não escritas em francês. Em outras palavras, foram impostas aos habitantes do Quebec, pelo governo, restrições em nome de sua meta coletiva de sobrevivência, restrições que, em outras comunidades canadenses, poderiam facilmente não ser impostas em virtude da Carta. A questão fundamental foi: essa variação é aceitável ou não?” (TAYLOR, Charles. A Política do Reconhecimento.)


Há diversas respostas para tal questão. Alguns autores, como os teóricos do liberalismo procedimental, argumentam que os direitos individuais devem sempre ter precedência sobre metas coletivas. Nessa perspectiva, uma sociedade tipicamente liberal é aquela que não adota nenhuma visão substantiva sobre o que é bom, sobre os objetivos de vida; ela apenas adota o compromisso de tratar as pessoas com igual respeito. Por outro lado, há autores que argumentam que uma sociedade com fortes metas coletivas pode ser liberal desde que mantenha o princípio de respeitar a diversidade, e desde que possa oferecer salvaguardas adequadas aos direitos fundamentais. De acordo com essa visão, uma sociedade liberal se mede pela forma com que trata suas minorias.


Tal debate evidencia o paradoxo resultante da incompatibilidade entre:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200394902
Ano: 2025Banca: IBADEOrganização: Prefeitura de Rolim de Moura - RODisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade
Sobre a lógica cultural do capitalismo tardio, analise as afirmativas.


I - O indivíduo, sob essa lógica (capitalismo tardio), é limitado a um consumidor ou produtor de mercadorias culturais. A identidade é moldada pelas forças do mercado;

II - A cultura ganha sua autonomia, sendo independente à lógica do lucro e do consumo;

III - A lógica cultural do capitalismo tardio reforça a ideia de que não há alternativa ao sistema vigente, dificultando a crítica ou a concepção de outros modos de vida.


Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201360039
Ano: 2021Banca: CETREDEOrganização: Prefeitura de Paraipaba - CEDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade | Interação Indivíduo-Sociedade

As pessoas surdas têm em comum muitas características, que vão além da especificidade biológica e abarcam experiências sociais. Também apresentam identidades heterogêneas.

De acordo com essas identidades, numere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Surda.

II. Híbrida.

III. Transição.

IV. Flutuante.

V. Embaraçada.

VI. Diáspora.

COLUNA B

(__) Característica de pessoas que não têm referência nem na cultura surda, nem na ouvinte. Não sabem usar língua de sinais. Têm a vida, o comportamento e aprendizados determinados pela perspectiva ouvinte.

(__) Característica de pessoas que não foram inseridas em alguma comunidade surda. Essas pessoas costumam ter dificuldades de se reconhecer/aceitar como surdas e buscam sua referência na cultura ouvinte.

(__) Características de pessoas que estão em um período de transição, entrando em contato com a cultura surda tardiamente. Há uma passagem da comunicação visual/oral para visual/sinalizada.

(__) Característica de pessoas com surdez adquirida, que aprenderam inicialmente a estar e participar do meio e construir o pensamento como ouvintes, utilizando também uma língua oral para se comunicar, e que passaram a estar imersas no contexto da surdez, como pessoas surdas.

(__) É uma identidade onde também existe uma transição. É marcada pela transição de um surdo de um país para o outro, ou mesmo de um estado para o outro.

(__) Diz respeito aos sujeitos surdos que se inserem plenamente na comunidade surda e se reconhecem como pertencentes à mesma, usam apenas língua de sinais, apresentam características culturais e forma de estar no mundo baseadas na visualidade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200632791
Ano: 2025Banca: VUNESPOrganização: SEDUC-SPDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Origem da Sociologia | Cultura e Sociedade | Interação Indivíduo-Sociedade | Sociologia Científica
As Ciências Sociais são capazes de elaborar um “conhecimento mediato” da realidade; ou seja, elas podem construir objetos jamais observados, vistos ou “vividos” como tais, e sem nenhuma visibilidade de um ponto de vista comum: probabilidades de repetência escolar por origem social, taxas de inflação em um dado período, movimentos populacionais, dentre muitos outros (2014. Adaptado).


De acordo com Bernard Lahire, uma das principais contribuições das Ciências Sociais é
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200977827
Ano: 2024Banca: Avança SPOrganização: Prefeitura de Águas de Lindóia - SPDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade
No que diz respeito à conceituação de arte e cultura, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:


I – Tudo que é arte é cultura, e tudo que é cultura é arte.

II – A arte depende da cultura para se expressar.

III – A arte é a representação da cultura de forma materializada. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201148590
Ano: 2019Banca: Instituto ExcelênciaOrganização: Prefeitura de Canoinhas - SCDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade
A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Com base nessa informação analise as afirmativas abaixo:
I- Na formação cultural, os índios contribuíram com o vocabulário, o qual possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga, Itamaracá, entre outros. Com o folclore, permaneceram as lendas como o curupira, o saci-pererê, o boitatá, a iara, dentre outros.
II- De modo geral, a contribuição cultural dos negros foi grande: Na alimentação, vatapá, acarajé, acaçá, cocada, pé de moleque etc; Nas danças (quilombos, maracatus e aspectos do bumba meu boi) Nas manifestações religiosas (o candomblé na Bahia, a macumba no Rio de Janeiro e o xangô em alguns estados do nordeste).
III- Os imigrantes deixaram contribuições importantes na cultura brasileira. A história da imigração no Brasil começou em 1808, com a abertura dos portos às nações amigas, feita por D. João. O grande destaque foram os italianos e os alemães, que chegaram em grande quantidade. Eles se concentraram na região sul e sudeste do país, deixando importantes marcas de suas culturas, principalmente na arquitetura, na língua, na culinária, nas festas regionais e folclóricas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200125013
Ano: 2024Banca: CESGRANRIOOrganização: IPEADisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade
Por etnicidade entendem-se as práticas culturais e os modos de entender o mundo que distinguem uma dada comunidade das restantes. [...] Diferentes características podem servir para distinguir os grupos étnicos uns dos outros, mas as mais comuns são a linguagem, a história ou a ancestralidade (real ou imaginária), a religião, os modos de vestir ou outros adornos. [...] Através da socialização, os mais jovens assimilam estilos de vida, normas e crenças das suas comunidades.

GIDDENS, A. Sociologia. Lisboa: Calouste Goubelnkian. 2008. p. 248-249. Adaptado.


De acordo com o trecho citado, de Anthony Giddens, a noção de etnia 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200557213
Ano: 2016Banca: CeprosOrganização: CESMACDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade
Por herança social, entende-se:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200021423
Ano: 2025Banca: UFVOrganização: UFV-MGDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade
Com relação à atuação cultural na universidade, no estudo de Rubim (2019), é CORRETO afirmar que:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200949916
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: IF-SCDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade

Sobre a interpretação de Zygmunt Bauman (2001) a respeito da atual fase histórica da modernidade e suas principais características, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A sociedade que entra no século XXI não é menos moderna do que a do século anterior, pois mantém sua insaciável sede de destruição criativa.


II. A individualização compulsória implica a colonização da esfera pública pelo “privado”, favorecendo a lenta desintegração da cidadania.


III. O espírito consumista se traduz em um montante cada vez mais mensurável de necessidades e desejos de mercado. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com