Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Ao se construir uma edificação, diversos projetos devem ser realizados, como o projeto arquitetônico, o projeto de interiores e o projeto de instalações hidrossanitárias, de gás e de conforto térmico, entre outros. Todos eles são de grande relevância para a execução e a finalização da edificação. Os projetos hidrossanitários devem ser realizados com base em normas técnicas e são representados por meio de simbologias específicas. Apresentam plantas, cortes, memorial de cálculo, vistas e perspectivas isométricas. Todos devem proporcionar a funcionalidade e a execução do sistema. Com relação ao tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nos projetos de água fria, as plantas são responsáveis por apresentar as tubulações que serão utilizadas e suas características como comprimento, diâmetro e materiais. Além disso, devem apresentar a localização dos aparelhos sanitários e os pontos de consumos, assim como as conexões que serão utilizadas no sistema e todos os equipamentos necessários para que o sistema de água fria funcione. PORQUE
II. A perspectiva isométrica do projeto de água fria será realizada uma para cada ambiente. Nela, serão indicados diâmetros, alturas, válvulas, registros, cotas verticais, entre outras informações.
Acerca dessas assertivas, assinale a opção correta.
Analise as afirmações abaixo sobre sistema de distribuição de água e assinale a alternativa correta.
I. A distribuição indireta por gravidade é feita através de um reservatório superior que, por sua vez, é alimentado diretamente pela rede pública ou por um reservatório inferior.
II. A distribuição indireta por sistema hidropneumático facilita a execução e instalação de canalizações e localização do reservatório inferior.
III. O sistema de distribuição indireta de água tem como
uma das vantagens o golpe de aríete desprezível.
Dimensionar reservatórios de água de forma correta, com volumes suficientes, evitando excessos que levam a desperdícios financeiros e também que possam acarretar a falta de água nas edificações, é de extrema importância na fase de elaboração de projetos, seja de residências unifamiliares ou prédios de diversos pavimentos.
Considerando essas informações a respeito dos reservatórios, calcule a capacidade do reservatório superior de um edifício residencial de oito pavimentos, com reserva de incêndio com capacidade de 15.000,00 litros, que possui quatro apartamentos por pavimento, cada um deles três dormitórios e uma dependência de empregada, e apresenta um volume de reservação duas vezes o volume diário. (Considerar 200 litros/hab).
Uma rede predial de distribuição de água fria é constituída por um conjunto de tubulações que costumam ter nomenclaturas diferenciadas de acordo com sua função e localização na rede. Relacione abaixo o nome dessas tubulações com suas definições.
I. Tubulação derivada da coluna de distribuição e destinada a alimentar os sub-ramais.
II. Tubulação com origem no reservatório.
III. Tubulação originada no barrilete, quando o tipo de abastecimento é indireto.
IV. Tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante da rede predial.
V. Tubulação ligada ao ponto de utilização.