Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Nesse sentido, analise os seguintes textos extraídos do referido Manual:
“Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível (...); mais do que isso, a _____________ diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.”
“A _____________ é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. (...) Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de ideias.
“A ____________deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. No entanto (...) não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marque as assertivas como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
( ) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.
( ) O aviso e oficio têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do Oficio, também com particulares.
( ) O oficio, quanto a sua forma, segue o modelo do padrão oficio, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
( ) O oficio, a carta e o memorando são os três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, denominada padrão oficio.
( ) O uso do termo digníssimo (DD) foi abolido das comunicações oficiais para uma série de autoridades. Justifica-se que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é.
Em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, no que se refere à redação oficial, analisar a sentença abaixo:
É aceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos (1ª parte). O princípio constitucional da publicidade se esgota na mera publicação do texto (2ª parte).
A sentença está:
Com relação a redação oficial, julgue o item que se segue, com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018).
Em expedientes cuja estrutura é a do padrão ofício, o fecho
deve ser feito por meio dos termos “Respeitosamente”
ou “Atenciosamente”.