Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
O aumento da produtividade biológica e a proliferação de algas nos rios tornam a água turva, com deficiência de oxigênio, aumentando sua toxidez para organismos como os peixes. A proliferação pode ser causada por processos de erosão e posterior decomposição de materiais orgânicos, sendo denominado:
Considerando as Resoluções CONAMA 274/00 e 375/06 que definem os critérios de balneabilidade em águas brasileiras e sobre o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário, respectivamente, avalie os itens abaixo:
I - As águas doces destinadas à balneabilidade são classificadas como “Excelente” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 250 coliformes fecais ou 200 Escherichia coli ou 25 enterococos por l00 mililitros.
II - Compete aos órgãos de controle ambiental a aplicação da Resolução 274/00, e em sua ausência ou omissão a Agência Nacional de Águas - ANA atuará diretamente em caráter supletivo.
III - A Resolução 375/06 não se aplica a lodo de estação de tratamento de efluentes de processos industriais.
IV - É proibida a utilização de qualquer classe de lodo de esgoto ou produto derivado em pastagens e cultivo de olerícolas, tubérculos, raízes e culturas inundadas, bem como as demais culturas cuja parte comestível entre em contato com o solo.
V - O uso agrícola do lodo de esgoto é uma alternativa que apresenta vantagens ambientais, porém pode conter elementos químicos e patógenos danosos à saúde e ao meio ambiente.
Estão/Está incorreta(s) a(s) afirmativa(s):
Com relação às áreas de proteção permanente e de proteção ambiental, julgue o item subsequente.
As áreas de preservação permanente são áreas protegidas, cobertas por vegetação nativa ou exótica, com a função ambiental de
preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade.