Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201990805
Ano: 2013Banca: CFCOrganização: CFCDisciplina: AuditoriaTemas: Auditoria Externa | Fundamentos e Finalidades
Determinadas situações caracterizam a perda de independência da firma de auditoria em relação à entidade para a qual está sendo prestado o trabalho de asseguração. Se um membro da equipe ou algum membro imediato da família tem interesse financeiro direto ou indireto relevante no cliente de asseguração, é criada a ameaça de interesse próprio. Nesse contexto, as salvaguardas necessárias para eliminar ou reduzir a ameaça de independência em nível aceitável seriam, EXCETO:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201168758
Ano: 2021Banca: FGVOrganização: FUNSAÚDE - CEDisciplina: AuditoriaTemas: Auditoria Externa | Auditor Externo: Diretrizes e Responsabilidades (NBC TA 200)
Quando o auditor independente modifica a opinião sobre as demonstrações contábeis e a modificação for decorrente da impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, o auditor deve incluir as razões dessa impossibilidade na seção 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200693953
Ano: 2014Banca: FCCOrganização: TRT - 19ª Região (AL)Disciplina: AuditoriaTemas: Fraudes e Erros | Auditoria Externa
O auditor verificou que houve ato intencional de omissão de informação por parte de funcionários da entidade auditada. Essa situação obrigou-o a assessorar a administração, informando-a, por escrito e de maneira reservada, uma vez que, nos termos da Resolução CFC 986/2003, trata-se de
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200962071
Ano: 2016Banca: INAZ do ParáOrganização: Prefeitura de Itaúna - MGDisciplina: AuditoriaTemas: Auditor Externo: Diretrizes e Responsabilidades (NBC TA 200) | Auditoria Externa
O controle da qualidade consiste em, exceto:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200387087
Ano: 2018Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)Organização: CODEMIGDisciplina: AuditoriaTemas: Auditoria Externa | Risco de Auditoria

Analise as afirmativas a seguir relativas à obrigação de o auditor determinar a materialidade para a execução da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distorções relevantes e determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.


I. A materialidade para execução da auditoria é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nas demonstrações contábeis excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

II. A materialidade para execução da auditoria relacionada a um nível de materialidade determinado para classe específica de transações é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nessa classe específica de transações excedam o nível de materialidade para essa classe específica de transações.

III. A determinação de materialidade para execução de testes é um cálculo mecânico simples e não envolve o exercício de julgamento profissional. Tal determinação não se limita às expectativas do auditor, deve resultar de uma análise realizada (pelo auditor) na entidade, com o objetivo de estimar o risco a partir da natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores.


Estão corretas as afirmativas:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201036066
Ano: 2013Banca: VUNESPOrganização: SEFAZ-SPDisciplina: AuditoriaTemas: Risco de Auditoria | Auditoria Externa
A Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TA 550 –, que trata da responsabilidade do auditor no que se refere ao relacionamento e transações com partes relacionadas durante a execução da auditoria de demonstrações contábeis, especificamente, amplia a maneira como a NBC TA 315, a NBC TA 330 e a NBC TA 240 devem ser aplicadas em relação aos riscos
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201176686
Ano: 2024Banca: Instituto AccessOrganização: Prefeitura de Santa Teresa - ESDisciplina: AuditoriaTemas: Risco de Auditoria | Auditoria Externa
O processo de auditoria envolve diversos riscos que o auditor deve considerar ao emitir sua opinião sobre as demonstrações contábeis. Dentre os riscos, destaca-se o risco de auditoria, que está diretamente relacionado à probabilidade de o auditor emitir uma opinião inadequada, considerando distorções relevantes nas demonstrações contábeis. Sobre os tipos de riscos de auditoria, é correto afirmar que: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201654537
Ano: 2016Banca: IBFCOrganização: Câmara de Araraquara - SPDisciplina: AuditoriaTemas: Auditoria Externa

Analise o parecer de auditoria abaixo:

Ilmos Srs.

Diretores


De acordo com instruções recebidas da administração, não estivemos presentes à contagem física do inventário realizada em 31 de dezembro de 2015. Como conseqüência, não podemos expressar qualquer opinião com respeito a esse inventário, que monta a R$ 150.000.000,00.


Em virtude do inventário de 31 de dezembro de 2015 ter importância substancial na determinação patrimonial e financeira e do resultado das operações dessa organização, não podemos expressar opinião sobre as demonstrações financeiras anexas, tomadas em conjunto.


São Paulo, 21 de fevereiro de 2016.

XPTO Auditores Associados


O parecer acima é um exemplo de:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201220442
Ano: 2019Banca: CONSULPAMOrganização: Prefeitura de Viana - ESDisciplina: AuditoriaTemas: Auditoria Externa | Fundamentos e Finalidades

Ainda em relação as normas vigentes de auditoria independente, emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, no tocante a interesses financeiros, analise os itens abaixo:


I. Um empréstimo ou uma garantia de empréstimo para membro da equipe de auditoria, para seu familiar imediato ou para a firma, concedido por cliente de auditoria que é banco ou instituição semelhante pode criar ameaça à independência. Se o empréstimo ou a garantia não é concedido segundo procedimentos, prazos e condições de financiamento normais, seria criada ameaça de interesse próprio tão significativa que nenhuma salvaguarda poderia reduzir a ameaça a um nível aceitável. Consequentemente, o membro da equipe de auditoria, seu familiar imediato ou firma não devem aceitar empréstimos e garantias nessas situações.

II. Se um empréstimo para uma firma é concedido por cliente de auditoria que é banco ou instituição semelhante segundo procedimentos, prazos e condições de financiamento normais, e ele é relevante para o cliente de auditoria ou para a firma que recebe o empréstimo, pode ser possível aplicar salvaguardas para reduzir a ameaça de interesse próprio a um nível aceitável. Um exemplo dessa salvaguarda é o auditor de firma em rede, que não está envolvido na auditoria e que não recebeu o empréstimo, revisar o trabalho.

III. Um empréstimo ou uma garantia de empréstimo para membro da equipe de auditoria ou para familiar imediato dessa pessoa, concedido por cliente de auditoria que é banco ou instituição semelhante cria ameaça à independência mesmo se o empréstimo ou a garantia for concedido segundo procedimentos, prazos e condições de financiamento normais. Exemplos desses empréstimos incluem hipotecas residenciais, saques a descoberto, financiamentos de automóveis e saldos de cartão de crédito.

IV. Um empréstimo ou uma garantia de empréstimo para membro da equipe de auditoria ou para familiar imediato dessa pessoa, concedido por cliente de auditoria que é banco ou instituição semelhante não cria ameaça à independência se o empréstimo ou a garantia for concedido segundo procedimentos, prazos e condições de financiamento normais. Exemplos desses empréstimos incluem hipotecas residenciais, saques a descoberto, financiamentos de automóveis e saldos de cartão de crédito.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201432446
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: Prefeitura de Bagé - RSDisciplina: AuditoriaTemas: Risco de Auditoria | Auditoria Externa
Em relação ao risco de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com