Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201370361
Ano: 2021Banca: FCMOrganização: Prefeitura de Bela Vista de Minas - MGDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Estrutura Textual | Morfologia dos Pronomes | Pronomes de Tratamento | Análise Textual | Ortografia | Sentido Literal e Figurado | Semântica Contextual

A questão se refere ao texto a seguir.


O BBBismo

Mentor Neto*


A não ser que você more numa caverna, a essa altura já sabe que o BBB 21 está no ar e na mente de boa parte da população.


Como sempre acontece, antes da temporada começar, o programa é alvo de intensas críticas à Rede. Dizem que é um programa velho, que não aguentam mais, que a fórmula é repetida. Ou que é um absurdo encher uma casa de gente improdutiva para passar meses exercendo suas improdutividades.


Aí... ai, ai, ai!... O programa começa e todo mundo esquece as críticas. O País mergulha num experimento social seríssimo. O que parecem fofocas de um bando de aspirantes a celebridades são, na verdade, matéria bruta para estudos do comportamento humano. Nos quatro cantos das redes sociais surgem especialistas em ética, moral, neurolinguística, psiquiatria e outras disciplinas de humanas.


Então chegam às terças-feiras. Ah, às terças-feiras. O tribunal nacional se reúne para expulsar o fulano que tratou mal a fulana que por sua vez xingou o beltrano que está ficando com sicrana. O paredão é uma decisão tomada pelo espectador com seriedade. Muito mais do que em votações menos importantes.  


Aí, então, muito melhor ir no popular e sugerir o óbvio. Uma forma de governo tipicamente brasileira: O BBBismo. Funciona assim: Em 22 a gente coloca todos os candidatos na mesma casa por 4 anos. Isso mesmo. Governo com transparência 24 horas por dia.


Toda semana, as prioridades do país serão decididas nas provas. Ganhou a prova do líder, governa o país por uma semana. E o melhor, como não sabem o que está acontecendo do lado de fora da casa, não atrapalham a gente.


Poderemos, enfim, construir o país que sempre sonhamos.


Sem políticos pra estragar tudo.


* Escritor e cronista.

Isto É n. 2665, 17 fev. 2021, p. 66. Adaptado.

Os textos a seguir, cada um a sua maneira, mostram as palavras como componentes do nosso capital lexical, além de seu uso e emprego.

Texto I
“Em nossas mentes, há palavras guardadas das quais pouco nos lembramos; há palavras que são usadas com mais frequência do que outras; há palavras que mantemos sob censura; há palavras adormecidas há muito tempo; existem palavras que podem fazer parte da mente de um falante e não constar da mente de outros – assim como há palavras no Aurélio não contidas no Houaiss e vice-versa.”

SANTANA, Braulino Pereira de. Morfologia e léxico atacam as palavras. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/viewFile/14539/10001>. Acesso em: 12 abr. 2021, p. 1.

Texto II
“Então chegam às terças-feiras. Ah, às terças-feiras. O tribunal nacional se reúne para expulsar o fulano que tratou mal a fulana que por sua vez xingou o beltrano que está ficando com sicrana.”

Considere o enfoque dado às palavras no Texto I, os termos grifados no Texto II e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a respeito.

( ) A palavra “sicrana” está escrita de modo incorreto, pois o certo é grafar “siclana”.
( ) Os três termos são empregados quando se quer fazer uma referência vaga ou genérica a alguém.
( ) Todos os três são pronomes de tratamento usados denotativamente e incorporados à linguagem popular.
( ) “Fulano”, se usado no diminutivo, ganha sentido pejorativo para caracterizar alguém sem importância.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200823566
Ano: 2018Banca: INSTITUTO AOCPOrganização: UNIRDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual | Pronomes de Tratamento | Morfologia dos Pronomes
Pesquisadores descobrem como transformar
sangue A e B em O

A novidade pode ajudar bancos de sangue ao
redor do planeta e salvar milhões de vidas

     Ninguém sabe ao certo como morreu o Papa Inocêncio VIII, no século 15. Uma lenda recorrente diz que, oito anos antes dos portugueses pisarem no Brasil, a Igreja estava tão desesperada para salvar o pontífice moribundo que cometeu uma loucura: pediu para três crianças, de 10 anos, trocarem parte de seu sangue por um pedaço de terra. O médico do líder católico ainda teria determinado que o sangue deveria ser bebido, via oral. Não deu certo. O Papa teria morrido logo depois.
     Essa história é, provavelmente, mentira – a Universidade de Toronto até chegou a buscar provas em 1999, mas não encontrou. A lenda, porém, se consagrou como “o primeiro transplante sanguíneo da história”.
      De lá pra cá, a lenda se tornou fato – e a medicina evoluiu muito quando o assunto é sangue. Em 1818, o obstetra inglês James Blundell realizou a primeira transfusão devidamente registrada, e em 1901 o austríaco Karl Landsteiner descobriu os tipos sanguíneos (A, B, AB e O), e como eles interagem entre si.
    Agora, um século depois, a maior revolução do tipo pode estar prestes a ser confirmada: um grupo de pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, alega que conseguem transformar sangue tipo A, B ou AB em sangue tipo O.   
     (...) Todo mundo tem um tipo sanguíneo. Você mesmo é ou A, ou B, ou AB, ou O. Isso é importante porque a transfusão entre tipos de sangue diferentes pode matar – se você colocar sangue A em uma pessoa cujo tipo sanguíneo é B, o próprio organismo vai reagir e atacar esse novo malote de sangue. O contrário também ocorre. Sangue tipo A só doa para tipo A ou AB. Tipo B só doa para tipo B ou AB. AB é o menos flexível e só doa para o tipo AB.
      Por isso, o tipo sanguíneo mais valioso é o tipo O. Ao contrário dos demais, ele não promove reações defensivas no organismo de pessoas com nenhum tipo sanguíneo. Conhecido como doador Universal, o sangue O pode ser transferido pra qualquer pessoa. É por isso, é claro, que os Bancos de Sangue estão sempre procurando por doadores tipo O.
     Com a descoberta da universidade canadense, porém, os Bancos de Sangue podem ter ganhado na loteria. Qualquer sangue pode ir pra qualquer pessoa, uma revolução que tem o potencial de salvar milhões de vidas.
      Para conseguir o feito, o pesquisador Stephen Withers analisou a característica que difere entre cada tipo sanguíneo: são os chamados “açúcares antígenos”. O sangue tipo A carrega um determinado antígeno junto às suas células, quem tem sangue B possui outro, quem tem AB possui os dois.
       O sangue da transfusão só é aceito quando o corpo não detecta nenhum antígeno diferente do seu próprio.
       Só que quem tem sangue O não possui antígeno nenhum. E passa despercebido pelos sistemas de defesa. A ideia, então, foi tentar destruir esses açúcares das células de sangue – assim, em teoria, qualquer fluido sanguíneo ficaria igual ao tipo O.
    A saída para o extermínio adocicado se deu por meio de enzimas. Os pesquisadores procuraram substâncias que conseguissem quebrar as moléculas açucaradas (sem danificar o restante do material). O estudo procurou o elemento em mosquitos e sanguessugas, mas encontrou a solução em um local muito mais próximo: no nosso próprio intestino.
    Withers percebeu que alguns dos açúcares que consumimos são estruturalmente muito parecidos com os antígenos. Eles observaram que algumas bactérias presentes na flora intestinal auxiliam no processamento desses açúcares da alimentação
– e decidiram entender como elas reagiriam em contato com as células sanguíneas.       Foi tiro e queda: elas fizeram a “digestão” dos antígenos – e o que restou era sangue tipo O.
(...)

Por Felipe Germano
access_time23 ago 2018, 15h54 - Publicado em 22 ago 2018, 19h29
https://super.abril.com.br/saude/pesquisadores-descobrem-comotransformar-sangues-a-e-b-em-o/

Considerando o texto apresentado, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir.
No parágrafo 5, os usos do pronome de tratamento ali existente funcionam como uma estratégia discursiva para levar o leitor a aliar-se ao enfoque do autor, no sentido de realizar uma aproximação entre receptor e texto, incluindo o leitor na discussão sobre o tema, mostrando que o assunto do texto interessa a todos.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941202003257
Ano: 2024Banca: IV - UFGOrganização: Câmara de Cidade Ocidental - GODisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes de Tratamento | Morfologia dos Pronomes

Leia o Texto 4 para responder às questões 09 e 10.

Texto 4

Disponível em: <https://novaescola.org.br/planos-deaula/fundamental/6ano/lingua-portuguesa/variedades-linguisticas-e-textos-dramaticos/3933>. Acesso em: 26 mar. 2024.

A palavra “você” é classificada como

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200309322
Ano: 2021Banca: FUMARCOrganização: PC-MGDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes de Tratamento | Morfologia dos Pronomes

Texto 01:


Os buracos negros e a relatividade do tempo


            Em um dos grandes relatos de viagens fantásticas, o escritor norte-americano Edgar Allan Poe conta a história de uma expedição marítima na costa norueguesa que se depara com um redemoinho gigante, conhecido como Maelstrom. Passado o terror inicial, o narrador proclama: “Pouco depois, fiquei possuído da mais aguçada curiosidade pelo próprio turbilhão. Sentia positivamente um desejo de explorar suas profundezas, mesmo ao preço do sacrifício que ia fazer; e meu principal pesar era que jamais poderia contar a meus amigos, na praia, os mistérios que iria conhecer”.

            Se Poe tivesse escrito seu conto 150 anos depois (o original foi publicado em 1841), talvez substituísse a exploração das entranhas do vórtice pela exploração das entranhas do buraco negro. Fica difícil imaginar uma viagem fictícia mais fascinante do que a uma região em que nossas noções de espaço e tempo deixam de fazer sentido, de onde nada, nem a luz escapa, um verdadeiro Maelstrom cósmico. Os buracos negros e suas ligações com objetos exóticos, conhecidos como “buracos de minhoca” - possíveis pontes de um ponto a outro no espaço e no tempo -, desafiam até a imaginação dos físicos. (...)

Fonte: GLEISER, Marcelo. Micro macro: reflexões sobre o homem,

o tempo e o espaço. São Paulo: Publifolha, 2005. p. 20.

Quanto à concordância nominal com o Pronome de Tratamento, a alternativa INCORRETA é:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201964912
Ano: 2024Banca: IGEDUCOrganização: Prefeitura de Primavera - PEDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes de Tratamento | Morfologia dos Pronomes
Julgue o item que se segue.


É correto dizer “O Senado convida a Vossa Senhoria para o jantar”, pois, de acordo com a norma-padrão, é indicado o uso do artigo definido antes dos pronomes de tratamento. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201103147
Ano: 2022Banca: IBADEOrganização: TJ-RSDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfossintaxe da Palavra 'QUE' | Preposições | Pronomes Pessoais do Caso Reto | Pronomes Possessivos | Pronomes de Tratamento | Morfologia dos Pronomes | Pronomes Demonstrativos | Morfologia
Num texto há termos que se referem a outros termos do mesmo texto, mas há outros que ganham significado em função da situação comunicativa. A frase abaixo em que o termo destacado está neste último caso é:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200237308
Ano: 2012Banca: IF-SPOrganização: IF-SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes de Tratamento | Morfologia dos Pronomes | Concordância Verbal e Nominal | Sintaxe

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:


__________Senhoria está preocupado? (falando com a pessoa)

__________Excelência disse, através da imprensa, que não faltaria óleo de soja ao consumidor. (falando sobre a pessoa)

Vossa Senhoria está _____________. (dirigindo-se a um homem)

Sua Majestade ficou _____________. (falando de uma rainha)

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201088585
Ano: 2016Banca: IF-MSOrganização: IF-MSDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Morfologia dos Pronomes | Emprego da Vírgula | Pronomes de Tratamento | Pontuação | Uso da Crase | Vocativo e Termos Acessórios da Oração | Sintaxe

Considerando que o trecho a seguir seja o início de um memorando escrito para o Reitor de uma universidade pública, solicitado pelo Diretor de um campus da mesma instituição, identifique a alternativa que apresenta o(s) problema(s) na redação do documento.

Ao Senhor Reitor

(...)

Venho, por meio deste, solicitar vosso comparecimento à reunião-geral que ocorrerá no próximo dia 23 de setembro, às 14 horas, neste campus. Abordarei questões referentes ao processo 34/2016, sobre o qual eu já havia lhe informado. Ficarei imensamente honrado se puder contar com vossa presença. Seguem os pontos principais de discussão, que abordarei juntamente com a equipe desta reitoria:

(...)

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200458193
Ano: 2024Banca: PS ConcursosOrganização: Prefeitura de Siderópolis - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes de Tratamento | Morfologia dos Pronomes | Pronomes Pessoais do Caso Reto
Leia o texto abaixo para responder à questão:


Receita para um dálmata

(ou: Soneto branco com bolinhas pretas)


Pegue um papel, ou uma parede, ou algo

que seja quase branco e bem vazio.

Amasse-o até que tome forma

de um animal: focinho, corpo, patas.


Em cada pata ponha muitas unhas

e em sua boca muitos dentes. (Caso

queira, pinte o focinho de qualquer

cor que pareça rosa). Atrás, na bunda,


ponha um fiapo nervoso: será seu

rabo. Pronto. Ou quase: deixe-o lá

fora e espere chover nanquim. Agora


dê grama ao bicho. Se ele rejeitar,

é dálmata. Se comer (e mugir),

é uma vaca que tens. Tente outra vez.


Gregório Duvivier
Na primeira estrofe é utilizada como forma de tratamento a terceira pessoa do singular, mediante o uso do pronome pessoal de tratamento “você”. Caso seja trocada a forma de tratamento pelo pronome pessoal “tu”, quantas alterações seriam necessárias na referida estrofe para fins de concordância e consonância com as regras da norma padrão da língua portuguesa?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200316611
Ano: 2013Banca: UFSMOrganização: UFSMDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Pronomes de Tratamento | Morfologia dos Pronomes
No anúncio publicitário, com o emprego de você, propõe-se uma interação mais informal com o interlocutor/leitor; há,  porém, outros contextos em que a formalidade é requerida, o que implica o uso de um tratamento formal. Esse é o caso de correspondências enviadas em caráter oficial.

Considere que o trecho a seguir faça parte de ofícios enviados a dois destinatários: o primeiro deles é dirigido ao reitor e o segundo, a um secretário de departamento.

          Solicitamos a ___________________ encaminhar o parecer referente ao processo em anexo para a apreciação deste conselho.

No contexto acima, a lacuna deve ser preenchida, no primeiro ofício, por
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com