Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200288221
Ano: 2018Banca: PUC - RJOrganização: PUC - RJDisciplina: Física GeralTemas: Calorimetria | Termodinâmica | Calor Latente
Em um calorímetro, de capacidade calorífica desprezível, há 120 g de água a 60º C. Calcule a massa de gelo a 0º C, em g, que deve ser adicionada ao calorímetro de modo que a temperatura final de equilíbrio do sistema seja 40º C.

Dados
cágua = 1,0 cal/(gº C)
Lfusão = 80 cal/g
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201592742
Ano: 2013Banca: UERJOrganização: UERJDisciplina: Física GeralTemas: Calorimetria | Termodinâmica
Observe na tabela os valores das temperaturas dos pontos críticos de fusão e de ebulição, respectivamente, do gelo e da água, à pressão de 1 atm, nas escalas Celsius e Kelvin.
Pontos críticos: fusão
Temperatura C°: 0
Temperatura K: 273

Pontos críticos: ebulição
Temperatura C°: 100
Temperatura K: 373

Considere que, no intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e da água, o mercúrio em um termômetro apresenta uma dilatação linear.
Nesse termômetro, o valor na escala Celsius correspondente à temperatura de 313 K é igual a:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200156760
Ano: 2017Banca: MarinhaOrganização: EAMDisciplina: Física GeralTemas: Termodinâmica | Calorimetria

Quantas calorias são necessárias para aquecer 500g de certa substância de 20°C a 70°C?

Dado: c = 0,24cal/g°C

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200158180
Ano: 2015Banca: UECE-CEVOrganização: UECEDisciplina: Física GeralTemas: Termometria | Calor Sensível | Calorimetria | Termodinâmica

Considere duas garrafas idênticas, uma contendo 1 kg de leite e outra contendo 1 kg de água, ambas inicialmente a 15 °C e expostas à temperatura ambiente de 21 °C. A capacidade térmica do leite integral é, aproximadamente, 3,93 kJ·K-1 ·kg-1 e da água é 4,19 kJ·K-1 ·kg-1 . Considere que a condutividade e a emissividade térmica sejam as mesmas para os dois líquidos. Com base nessas informações, é correto afirmar que, ao atingir o equilíbrio térmico com o ambiente,

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201568951
Ano: 2024Banca: Instituto AccessOrganização: UFAPEDisciplina: Física GeralTemas: Calorimetria | Termodinâmica
Há um experimento interessante e famoso, adotado em aulas experimentais de faculdades de engenharia, para calcular o calor específico de uma substância. Um grupo de alunos decidiu realizar o experimento.
Abandonaram de uma das janelas do terceiro andar (10 m) um bloco de 2 kg, e com ajuda de dois sensores verificaram que o bloco atingiu o solo com velocidade de 11 m/s e sua temperatura aumentou 0,1 °C, ao longo da queda.
Obs.: os alunos utilizaram para o valor da aceleração da gravidade 10 m/s².

O valor do calor específico, em J/kg. °C, encontrado pelo grupo foi
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201572075
Ano: 2012Banca: CESGRANRIOOrganização: InnovaDisciplina: Física GeralTemas: Trabalho e Transformação de Energia | Mecânica Dinâmica | Calorimetria
Um automóvel é movido por um motor a explosão que trabalha com rendimento de 20%.

Qual é, aproximadamente, em kW, a potência calorífica cedida pelo combustível ao motor, quando ele desenvolve uma potência mecânica de 75 kW?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201716177
Ano: 2023Banca: NC-UFPROrganização: CBM-PRDisciplina: Física GeralTemas: Calorimetria | Termodinâmica
O texto a seguir é referência para a questão.

Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração gravitacional.
Um dado objeto de massa constante m = 300 g está a uma temperatura T0 = 30 ºC. Seu calor específico vale c = 0,4 J/g.ºC. Esse objeto passa por um processo termodinâmico que retira uma dada quantidade de calor Q, de modo que o objeto chega à temperatura T = 10ºC sem sofrer mudanças de estado físico. Em todo esse processo, seu calor específico é considerado constante. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da quantidade de calor Q retirada do objeto durante o processo. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201555935
Ano: 2019Banca: FAUOrganização: IF-PRDisciplina: Física GeralTemas: Termodinâmica | Calorimetria

Numa aula experimental foram realizadas três experiências com materiais de baixo custo, descritos a seguir:


Primeiro experimento: Numa haste metálica foram grudadas, com parafina (cera) de vela, 5 pequenas esferas de metal. Em seguida, o conjunto foi virado, mantendo as esferas penduradas apenas pela parafina. Na sequência a ponta da haste foi colocada sobre uma chama. Após alguns minutos, verificou-se que as esferas começaram a cair uma a uma, iniciando pela mais próxima da chama.

Segundo experimento: Utilizou-se uma lâmpada incandescente de alta potência e logo acima, uma ventoinha (feita com uma chapa fina de alumínio). Verificou-se que a lâmpada ligada após um tempo, fez a ventoinha girar acima dela.

Terceiro experimento: Com a mesma lâmpada foi colocado um termômetro de álcool na frente, e após alguns minutos o termômetro indicou aumento da temperatura.


Cada experimento, feito com materiais de baixo custo, comprovam quais conceitos físicos, respectivamente:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200644174
Ano: 2011Banca: VUNESPOrganização: UNESPDisciplina: Física GeralTemas: Calorimetria | Termodinâmica
Uma bolsa térmica com 500 g de água à temperatura inicial de 60 ºC é empregada para tratamento da dor nas costas de um paciente. Transcorrido um certo tempo desde o início do tratamento, a temperatura da água contida na bolsa é de 40 ºC. Considerando que o calor específico da água é 1 cal/(g·ºC), e supondo que 60% do calor cedido pela água foi absorvido pelo corpo do paciente, a quantidade de calorias recebidas pelo paciente no tratamento foi igual a
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201904976
Ano: 2017Banca: IF SUL - MGOrganização: IF Sul - MGDisciplina: Física GeralTemas: Calorimetria | Termodinâmica
Umsistemautilizadoparaobtençãodeenergiaelétricaéconstituídopelousodegeradoresestacionários, comumente encontrados em hospitais, comunidades isoladas e outros estabelecimentos. Esses geradores são constituídos de um motor à combustão e um gerador que converterá o movimento do motor em energia elétrica.

Para construir um sistema semelhante a esse, foi utilizada uma máquina térmica, que opera dentro do ciclo de Carnot, associada a um gerador que converte seu movimento em energia elétrica. Nesse sistema, a temperatura da fonte quente, dada pela queima de combustível, é de 227 °C e da fonte fria, que é o meio externo, é de 27 °C. Supondo que o combustível em uso seja uma mistura de gasolina com uma porcentagem de álcool, comumente vendida nos postos de combustível, e produza 7500 kcal/ kg de energia na reação de combustão, calcule a quantidade do combustível necessária para alimentar uma residência que consome 100 kwh de energia por mês.

Dados:
1 wh = 3600 J
1 cal = 4 J
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com