Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Considerando os métodos HTTP utilizados em APIs REST, julgue o próximo item, a respeito de integração de dados e mecanismos de interoperabilidade.
O método POST é seguro e idempotente, pois a execução de múltiplas requisições resulta no mesmo estado final dos dados.
Com relação à interoperabilidade, analise as afirmativas a seguir.
I. De acordo com a International Standards Organisation (ISO), a interoperabilidade é definida como “habilidade de dois ou mais sistemas (computadores, meios de comunicação, redes, software e outros componentes de tecnologia da informação) de interagir e de intercambiar dados de acordo com um método definido, de forma a obter os resultados esperados.".
II. A e-PING, arquitetura de interoperabilidade especificada pelo Governo Federal Brasileiro, é concebida como uma estrutura básica para a estratégia de governo eletrônico, aplicada inicialmente ao governo federal - Poder Executivo, não restringindo a participação, por adesão voluntária, de outros Poderes e esferas de governo.
III. A tecnologia de Web Services é recomendada como solução de interoperabilidade da e-PING. A e-PING recomenda a utilização do protocolo Common Object Request Broker Architecture (CORBA) para interconexão em arquiteturas descentralizadas e/ou distribuídas para implementação de serviços em sistemas de qualquer porte.
Assinale:
Considerando os métodos HTTP utilizados em APIs REST, julgue o próximo item, a respeito de integração de dados e mecanismos de interoperabilidade.
Os métodos GET e HEAD são considerados seguros, pois sua execução não deve modificar os dados armazenados no servidor, embora possa gerar efeitos colaterais indiretos, como registros de logs.
Julgue o item subsequente, a respeito da interoperabilidade entre aplicações.
Para alcançar a interoperabilidade entre aplicações, é
necessário adotar padrões abertos e comuns, tais quais
serviços web, REST, JSON, XML, OAuth e OpenID
Connect.
Julgue o próximo item, relativo a arquitetura de software.
A interoperabilidade de sistemas é a capacidade de acessar
informações de aplicações quando necessário,
independentemente de onde elas estejam armazenadas ou de
como sejam processadas.