Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201286927
Ano: 2020Banca: IBADEOrganização: Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RODisciplina: AgronomiaTemas: Agricultura | Cultivo de Plantas Sacarinas, Suculentas e Fibrosas | Cultivo de Plantas Estimulantes, Oleaginosas e Medicinais | Cultivo de Hortaliças | Legislação Agrária
Conforme Instrução Normativa nº 33, de 24 de agosto de 2016 do MAPA, a Unidade de Produção (UP) no cultivo de planta ornamental, olerícola e medicinal é a área plantada com a mesma espécie. Poderão ser agrupados para a caracterização de uma UP tantos talhões descontínuos, de um mesmo produto, devendo esta UP ser identificada por um ponto georreferenciado de um dos talhões que a compõe e por croqui de localização dos talhões, desde que a soma dos talhões agrupados não exceda a:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201117468
Ano: 2013Banca: FGVOrganização: MPE-MSDisciplina: AgronomiaTemas: Agroquímicos e Fertilizantes na Agronomia | Legislação Agrária
Os agrotóxicos são classificados segundo seu poder tóxico. No Brasil, a classificação toxicológica está a cargo do Ministério da Saúde, de acordo com os valores de DL50. Uma dosagem de 40 mg kg-1, aplicada em um rato, é considerada como:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200319209
Ano: 2018Banca: INSTITUTO AOCPOrganização: ADEPARÁDisciplina: AgronomiaTemas: Estudo dos Insetos | Patologia de Plantas | Fundamentos de Entomologia | Microbiologia Agronômica | Entomologia e Estudo de Parasitas | Legislação Agrária | Técnicas de Manejo de Pragas
A Quarentena Vegetal previne a introdução e disseminação de pragas ausentes no Brasil, por meio do controle de vegetais, seus produtos, subprodutos, organismos para controle biológico e outros artigos regulamentados importados. Para maior segurança, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento cadastra e credencia estações quarentenárias pós-entrada, bem como o conjunto de laboratórios de diagnósticos fitossanitários, que, de acordo com a legislação específica, realizam quais exames?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201337381
Ano: 2018Banca: FCCOrganização: SEGEP-MADisciplina: AgronomiaTemas: Estudo dos Insetos | Patologia de Plantas | Legislação Agrária | Técnicas de Manejo de Pragas
A Instrução Normativa n° 42, de 9 de dezembro de 2014, exclui da Lista de Pragas Quarentenárias Presentes − (A2) o inseto Aleurocanthus woglumi. Segundo a Fundecitrus este inseto de origem asiática, causa danos diretos e indiretos aos citros, prejudicando tanto o desenvolvimento como a produção, sendo que as espécies de citros são os hospedeiros primários, mas podem infestar mais de 300 espécies de plantas, incluindo abacateiro, cajueiro, videira, lichiera, goiabeira, mamoeiro, pereira e roseira, plantas ornamentais e daninhas, sendo transportadas facilmente entre regiões, representando riscos constantes. Este inseto é conhecido popularmente como
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201600403
Ano: 2018Banca: FCCOrganização: SEGEP-MADisciplina: AgronomiaTemas: Patologia de Plantas | Legislação Agrária
No campo da agronomia, os procedimentos que visam caracterizar a cultura da banana em correlação à situação da Sigatoka Negra na Unidade da Federação devem ser realizados pelo Órgão Estadual de Defesa de Sanidade Vegetal, visando manter uma área livre da Sigatoka Negra − Mycosphaerella fijiensis (Morelet) Deighton. De acordo com a Instrução Normativa n° 17, de 31 de maio de 2005, Anexo I, são considerados alguns fatores:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200823774
Ano: 2024Banca: Instituto AccessOrganização: Prefeitura de Domingos Martins - ESDisciplina: AgronomiaTemas: Legislação Agrária
O licenciamento ambiental atualmente faz uso de ferramentas de geoprocessamento para caracterização e controle das áreas licenciadas, e de plataformas online para solicitações de licença, download e upload de documentos, acompanhamento dos processos em análise, disponibilização de estudos ambientais. Existem diferentes modalidades de licenças ambientais a depender do tipo de empreendimento. A partir disto, julgue os itens abaixo e assinale a afirmativa correta.


I. A Licença Prévia (LP) aprova a localização e concepção do empreendimento, atividade ou obra que se encontra na fase preliminar do planejamento atestando a sua viabilidade ambiental, estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação.

II. A Licença de Instalação (LI) autoriza a instalação do empreendimento, atividade ou obra de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, fixando cronograma para execução das medidas mitigadoras e da implantação dos sistemas de controle ambiental.

III. A Licença de Operação (LO) autoriza a operação da atividade, obra ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas nas licenças anteriores.

IV. Licença Prévia e de Instalação (LPI): não substitui os procedimentos administrativos do licenciamento prévio e do licenciamento de instalação ordinários. Antes de iniciar-se a implantação do empreendimento ou atividade, em uma única fase o órgão ambiental atesta a viabilidade ambiental e autoriza a instalação da atividade ou empreendimento, estabelecendo as condições e medidas de controle ambiental necessárias.


Assinale
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200991412
Ano: 2018Banca: FCCOrganização: SEGEP-MADisciplina: AgronomiaTemas: Entomologia e Estudo de Parasitas | Legislação Agrária | Patologia de Plantas | Estudo dos Insetos
Sobre a praga Quarentenária Ausente na classificação Lepidoptera, os principais hospedeiros da Cydia pomonella são:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201507924
Ano: 2023Banca: FGVOrganização: SEDUC-SPDisciplina: AgronomiaTemas: Legislação Agrária
No que tange à política agrícola, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Um dos objetivos da política agrícola é assegurar o abastecimento do mercado interno, com estabilidade e sem pressão inflacionária no custo da alimentação, em especial para a população de menor renda.


( ) O crédito rural é o mais importante instrumento de política agrícola existente no País, que foi institucionalizado na década de 1960.


( ) No Brasil, a política de garantia de preços mínimos foi instituída pela primeira vez com a criação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no início dos anos 90.


As afirmativas são, respectivamente,
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200389524
Ano: 2024Banca: FGVOrganização: ADABDisciplina: AgronomiaTemas: Legislação Agrária
De acordo com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o controle do ingresso de doenças animais e vegetais representa o passo inicial para proteção da agropecuária brasileira. A detecção precoce de uma doença (animal ou vegetal) com um sistema de vigilância atuante, aliado a um diagnóstico preciso, possibilita sua pronta erradicação. Doença exótica pode gerar preocupações e afetar significativamente o setor da agropecuária, além das implicações na saúde da população. Ela pode ser definida como uma doença que se acredita estar ausente do país, pelo sistema de vigilância. Um exemplo é a PSA (peste suína africana), que é uma doença viral erradicada e ausente no Brasil.


Baseado neste contexto, julgue os itens a seguir:


I. Quando uma doença ocorrer pela primeira vez ou reaparecer no país, zona ou compartimento declarado oficialmente livre deve ser notificada imediatamente, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas de seu conhecimento.


II. A notificação da suspeita ou ocorrência de doença, como a peste suína africana (PSA), é facultativa para cidadão comum, sendo obrigatória para os médicos veterinários que atuem na agropecuária.


III. Doenças exóticas ou doenças emergentes que apresentem índice de morbidade ou mortalidade significativos, ou que apresentem repercussões para a saúde pública, devem ser notificadas em até um ano após seu conhecimento.


Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200085504
Ano: 2016Banca: FGVOrganização: Prefeitura de Paulínia - SPDisciplina: AgronomiaTemas: Gestão de Recursos Naturais | Fundamentos de Ecologia | Legislação Agrária | Ecologia Aplicada à Agronomia | Gestão e Economia Rural

Com relação aos recursos naturais, ao desenvolvimento agrícola sustentável e aos programas brasileiros de Boas Práticas Agrícolas (BPA), analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento agrícola sustentável visa ao atendimento das necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades.

II. O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para apoiar o produtor, elabora projetos e programas direcionados para a assistência técnica, o financiamento e a normatização das práticas rurais sustentáveis.

III. Os programas de BPA, submetidos à legislação específica, são obrigatórios, ao contrário do Sistema da Qualidade (ISO) e dos Programas de Qualidade Total, que são de aplicação voluntária.

Está correto o que se afirma em 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com