Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Segundo o Decreto nº 56.725/65, que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário, compete aos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, exceto:
Dadas as afirmativas sobre a Lei nº 9.674, de 25 de junho de 1998, que regulamenta o exercício da profissão de Bibliotecário,
I. A falta de pagamento de multa resultante de infrações no prazo estipulado comina em suspensão do exercício profissional.
II. As bibliotecas públicas de municípios com até 20.000 habitantes poderão funcionar sob a supervisão de um Técnico em Biblioteconomia.
III. Nenhuma penalidade será aplicada ao infrator sem que lhe tenha sido assegurado o direito à ampla defesa.
IV. O exercício da profissão de Bibliotecário que não atende às qualificações da referida Lei está sujeito às penalidades previstas na Lei de Contravenções Penais.
verifica-se que estão corretas apenas
De acordo com a legislação aplicada ao sistema CFB/CRBs, julgue o item.
O Decreto n.º 56.725/1965, que regulamentou a Lei n.º 4.084/1962, a respeito do exercício da profissão de bibliotecário, determinou que: “É obrigatória a citação do número de registro de bibliotecário no competente Conselho Regional de Biblioteconomia, após a assinatura de qualquer trabalho”.
Considerando a legislação, os organismos de classe e os valores éticos que regem a profissão de bibliotecário no Brasil, julgue o item a seguir.
Bibliotecário é designação privativa dos bacharéis em
biblioteconomia, sendo ilegal o exercício dessa profissão sem
o devido registro profissional no conselho regional e sem o
pagamento da anuidade relativa a esse registro.
Julgue o item subsequente, a respeito dos organismos de classe e da ética profissional no âmbito da biblioteconomia.
A censura pública está prevista como pena no Código de
Ética profissional do Bibliotecário.