Questões da UFPel-CES
Considere as afirmativas:
I) Planejamos, porque não podemos assentar nossa proposta utópica, num espontaneísmo ingênuo, que supõe que a criança aprende sozinha e naturalmente.
II) O papel do planejamento só é importante enquanto apoio, tanto de revisão, como de exercício de imaginação de levantamento de possibilidades de uma ação educativa num tempo /lugar chamado escola.
III) Um planejamento, insisto, é muito mais que uma curva, não é um ziguezaguear de ficar dando voltas, mas de uma forma linear ter uma prescrição das unidades que se deseja atingir.
IV) Planejamento serve para recolocar o papel do professor como mediadores do processo de aprendizagem. É também, buscar formas de registrar ideias e de criar novas fontes do fazer, do pensar e do prazer.
Sobre planejamento segundo as ideias de Marita Martins Redin na obra “Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças”,
estão corretas,
Linfadenopatias são condições comuns na prática clínica. Entretanto, são causa de ansiedade para os pacientes, principalmente se forem generalizadas. São causas comuns de linfadenopatia generalizada:
I) HIV.
II) Linfoma.
III) Medicamentosa (ex: fenitoína).
Está(ão) correta(s),
Considere a obra As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação (EDWARDS, GANDINI, FORMAN, 2016) e marque a alternativa que contém os três componentes que definem a aprendizagem negociada como um sistema dinâmico de causas, efeitos e contraefeitos.
A Lei Federal nº 7498 de 25 de junho de 1986, regulamentada pelo decreto nº 94.406/87 dispõe sobre o exercício de enfermagem no Brasil. Conforme o artigo 1º deste decreto “ o exercício da atividade de enfermagem, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e respeitados os graus de habilitação, é privativo de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiro e só será permitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva Região.” Considere (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, as afirmativas em relação às atividades que são privativas do enfermeiro:
( ) Efetuar o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis.
( ) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
( ) Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.
( ) Prestar cuidados de enfermagem pré e pósoperatórios.
( ) Anotar no prontuário do paciente as atividades da assistência de enfermagem, para fins estatísticos.
A sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento das lacunas, é:
Paciente diabética tipo I, 33 anos de idade, nuligesta, em uso de insulina, deseja saber detalhes sobre futura gestação planejada. É importante informar para a paciente em relação à associação diabetes e gravidez que
A alternativa que contém itens característicos de rochas sedimentares, ígneas e metamórficas, respectivamente, é:
As vestibulopatias são causas frequentes de consulta na Atenção Primaria à Saúde (APS).
A vestibulopatia mais comum na APS é