Questões de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência
O diodo é um dispositivo eletrônico de dois terminais, composto de um cristal semicondutor, geralmente de silício ou germânio, em uma película cristalina, cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais, formando uma junção pn, em que cada face é conectada a cada um dos terminais. Qual das alternativas descreve corretamente o funcionamento de um diodo?
A potência total suprida a um motor de indução do tipo
gaiola, trifásico, é 5.500 W e as perdas correspondentes
ao estator são 200 W.
Uma instalação industrial possui um sistema de ar comprimido constituído por seis unidades com capacidade unitária de produzir 360 l/min. Há suspeita de vazamento em qualquer ponto da rede, que na sua maioria é subterrânea. Foram realizados os apertos nas válvulas e conexões visíveis. Aproveitando uma parada da indústria, foram realizados testes de perda de vazão. O tempo de carga do sistema foi de oito minutos. O tempo de descarga do sistema foi de 10 minutos. Determine o volume de ar desperdiçado de ar comprimido em l/min.
Assinale a opção CORRETA:
Em relação às ondas TEM, julgue o item que se segue.
Os guias de onda se comportam como filtros passa-altas.
O conceito de dispositivos FACTS – Flexible Alternating Current Transmission System – foi cunhado no início da década de 1990 e busca categorizar as diversas soluções para melhoria do desempenho de sistemas de transmissão CA que empregam elementos da eletrônica de potência.
A respeito desse conceito e dos dispositivos nele contidos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O SVC é composto por um conversor fonte de tensão conectado em derivação (shunt), alimentado por um capacitor, cuja tensão de saída é controlada de forma que uma corrente reativa, necessária para regulação da tensão local, flua para a rede CA.
( ) O SSSC é um conversor fonte de tensão conectado em série com uma linha de transmissão. Esse dispositivo injeta uma tensão controlada em série que age como uma reatância variável, controlando o fluxo de potência e o nível de compensação da linha.
( ) Os dispositivos FACTS permitem um aumento da capacidade de transferência de potência em redes de transmissão, ao custo de uma menor margem de estabilidade do sistema elétrico.
( ) No sistema elétrico brasileiro não são empregados dispositivos FACTS em razão do custo desses equipamentos e da característica do SIN de emprego de longos corredores de transmissão para escoar geração distante das cargas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,