Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200102109

Em uma das alternativas o acento grave indicativo de crase foi empr...

📅 2015🏢 FDC🎯 AGERIO📚 Língua Portuguesa
#Uso da Crase

1

457941200102109
Ano: 2015Banca: FDCOrganização: AGERIODisciplina: Língua PortuguesaTemas: Uso da Crase
Texto associado
Os primeiros anos do século XX marcaram o surgimento, no Rio de Janeiro, de uma grande novidade: o foot-ball, esporte de origem inglesa que logo cairia no gosto das rodas elegantes da cidade. Aparecendo inicialmente nos últimos anos do século XIX por iniciativa de estrangeiros, como os sócios do Payssandu Cricket Club, o jogo é rapidamente assumido por grupos de jovens estudantes que voltavam do Velho Continente trazendo as novidades do tão moderno esporte. Era o caso dos fundadores do Fluminense Foot-ball Club. Criado em 1902 por alguns entusiastas do jogo da bola, era o primeiro clube do gênero na capital da República. Já nos anos seguintes, porém, surgiam outros clubes, como o Botafogo, que ajudariam a definir junto com eles uma feição de elegância e distinção para o futebol. Embora em muitos colégios e em diferentes regiões da cidade os jogos com bola já fossem apreciados pelo menos desde a década de 1890, os sócios destes clubes - autodenominados sportmen - firmavam no Brasil um modelo de jogo com regras e termos definidos, adotando os padrões do foot-ball association inglês. Definiam com isto de forma mais rígida uma ordenação para o esporte, ligando-o definitivamente ao modo pelo qual era praticado na Europa.

Empolgando a rica mocidade carioca, o futebol mostrava ter ainda, nos seus primeiros anos na cidade, um caráter restrito. Longe de ser um esporte nacional, o jogo era praticado majoritariamente por jovens endinheirados que iam fazendo dele um misto de diversão e de distinção,na formação de clubes privados nos quais pudessem reunir-se e praticar o esporte. Os sócios destes clubes elegantes não conseguiriam, porém, manter por muito tempo o monopólio desta prática esportiva. O futebol, que desde os primeiros anos do século vinha se difundindo rapidamente pela cidade, alcançava no fim da década de 1910 uma popularidade ímpar. Segundo uma revista esportiva, ele já era em 1919 o esporte “com maior número de adeptos" no Rio de Janeiro. Esta grande popularidade, que tirava do futebol o caráter de um jogo elegante para poucos, impressionava cronistas como Paulo Barreto, mais conhecido pelo pseudônimo de João do Rio. Se ainda em 1910 Gilberto Amado, sem dar importância ao jogo daqueles rapazes elegantes, afirmava que o futebol não seria “assunto de intelectuais", já em 1916 Paulo Barreto declarava, sem receio, a importância do jogo para a cidade - o que faz em uma crônica assinada com o pseudônimo de José Antonio José, um de seus personagens narradores.(...)

Ligando o jogo às festas esportivas da Antiguidade, como faria ainda em outras crônicas - nas quais afirma explicitamente para ele, pela boca de Godofredo de Alencar, uma origem ligada aos jogos olímpicos de Delfos (onde se realizavam os jogos em honra a Apolo), definindo o futebol como o “renascimento de um jogo grego" - Paulo Barreto mostrava a grandiosa impressão que a popularização do futebol lhe causava. Para ele, já neste momento “a alteração geral é o sport, é o match", o que daria às disputas futebolísticas na cidade uma dimensão nunca vista. Definitivamente, parecia que algo havia mudado nos campos da cidade, e o jogo dos rapazes elegantes transformara-se, então, em um grande fenômeno de massas.

(PEREIRA, Leonardo A. de M. O jogo dos sentidos: os literatos e popularização do futebol no Rio de Janeiro).

Em uma das alternativas o acento grave indicativo de crase foi empregado indevidamente. Indique-a:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca FDC no concurso para AGERIO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Uso da Crase.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200615346Língua Portuguesa

Abaixo estão cinco termos grafados, no texto, com iniciais maiúsculas. O termo que poderia, em outro contexto, aparecer com iniciais minúsculas é:

#Ortografia#Uso de Letras Maiúsculas
Questão 457941200658909Língua Portuguesa

De acordo com a poesia acima, a palavra “findas”, na última estrofe, significa:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200712016Língua Portuguesa

Considerando o título e o final do texto, vê-se claramente que a intenção primordial do texto é:

#Análise Textual
Questão 457941200731016Língua Portuguesa

Em todas as alternativas abaixo está presente o conectivo E; o segmento em que esse conectivo apresenta um valor não aditivo, como nos demais, é:

#Semântica Contextual#Uso dos Conectivos#Análise Textual#Sintaxe
Questão 457941200765644Língua Portuguesa

O texto apresentado é uma notícia de jornal. A característica que está ausente do texto lido é a:

#Análise Textual
Questão 457941201126431Língua Portuguesa

No fragmento do texto citado, o verbo “chover” (1º e 3º parágrafos): I. É defectivo. II. Indica fenômeno da natureza. III. Não é impessoal. Estão CORR...

#Morfologia Verbal#Classificação Verbal
Questão 457941201391367Língua Portuguesa

“As drogas medicinais mais receitadas continuaram a ser o mercúrio, a quina e os vomitivos, purgativos, diuréticos e sudoríficos, muitas vezes extraíd...

#Análise Textual
Questão 457941201538184Língua Portuguesa

A frase “O uso indiscriminado de remédios põe seu organismo em risco" aparece como subtítulo do texto 2. A forma de reescrevê-la que altera o seu sent...

#Reescrita Textual#Análise Textual
Questão 457941202003391Língua Portuguesa

O problema da mídia impressa, segundo o terceiro parágrafo do texto, após a chegada da internet, é o de que:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941202032267Língua Portuguesa

A observação gramatical que está equivocada é:

#Análise Textual#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Uso da CraseQuestões do FDC