///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca Marinha no concurso para CSM. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Nutrição e Doenças Hepatobiliares, Terapia Nutricional.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com relação aos principais marcadores laboratoriais utilizados na avaliação e no acompanhamento das doenças hepáticas crônicas, coloque V {verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Se a função hepatocelular estiver comprometida devido à perda de integridade dos hepatócitos, a síntese de albumina e de protrombina fica comprometida.
( ) A gamaglutamiltransferase encontra-se com valores reduzidos na colestase intra-hepática, na obstrução biliar extra-hepática e nos processos infiltrativos.
( ) A fosfatase alcalina de origem hepática pode estar moderadamente elevada, em até 2 vezes o valor normal, em algumas lesões hepáticas como hepatite e cirrose.
( ) Na insuficiência hepática e na Doença de Wilson, é comum encontrar valores de ceruloplasmina elevados ao passo que na icterícia obstrutiva, pode-se observar redução dessa proteína.
( ) O primeiro passo ao se avaliar um indivíduo com bilirrubina total elevada é reduzir o fracionamento da bilirrubina e determinar se a hiperbilirrubinemia é predominantemente direta ou indireta.