Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200132235

No trecho "Pois se uma fica sabendo, o risco da desilusão é iminent...

📅 2024🏢 AMAUC🎯 Prefeitura de Piratuba - SC📚 Língua Portuguesa
#Orações Subordinadas Adverbiais#Sintaxe

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca AMAUC no concurso para Prefeitura de Piratuba - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Orações Subordinadas Adverbiais, Sintaxe.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200132235
Ano: 2024Banca: AMAUCOrganização: Prefeitura de Piratuba - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Orações Subordinadas Adverbiais | Sintaxe
Texto associado

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Bater perna


Mineiro que é mineiro quando sai de casa quer resolver o mundaréu de convites que estava devendo.


Ele demora para largar o aconchego de seu lar, mas, quando decide, não quer perder a viagem. Pretende aproveitar o máximo do tempo para dar conta da blitz afetuosa e quitar a lista de intenções do ano passado.


Não é mais um passeio, e sim uma romaria. Se perigar, é capaz de visitar cinco pessoas no sábado, com um tiquinho de café num, um tiquinho de broa no outro, jamais recusando provar os petiscos.


Confunde-se com um trem: várias estações a descer até o fim dos trilhos. Não é à toa que suspira "trem" para qualquer "treco".


Mineiro é supersticioso. Não aceita abrir a boca em vão.


Pressinto a correria da esposa no momento em que confessa que a família vem reclamando que anda sumida e que, se continuar sem dar notícias, pensará que ela morreu. Aliás, mineiro apenas aceita notícias pessoalmente, caso contrário não acredita.


Conversar por telefone ameniza a saudade, ajuda um pouco a entender o problema, porém não substitui a presença em carne e osso. Aqui é São Tomé com Phd: só tocando para crer.


Minha esposa quando fala que vai visitar uma tia é uma parcela da verdade: pretende visitar todas as suas tias. É a tia Norma. É a tia Geni. É tia Therezinha. É tia Naná. Será o dia das tias. O dia exclusivo da tiarada.


Não pode deixar nenhuma de fora, para não ser injusta. Pois se uma fica sabendo, o risco da desilusão é iminente. Uma tia pode se sentir preterida e não atender mais as ligações. Mineiro quando se chateia simplesmente não atende mais as ligações. Finge-se de surdo. O silêncio é a sua terrível vingança: desaparece de repente para gerar preocupação, obrigando quem fez a desfeita a ir a sua casa e bater à porta.


A culpa em Minas está diretamente ligada ao amor. Você se vê culpado até por aquilo que não aconteceu.


Força-se a alegria com medo da tragédia.


Ela parte de manhãzinha e somente voltará à noite. Para não render o assunto comigo, avisa que será rapidinho. Leia-se rapidinho em cada uma das trocentas paradas. Já estarei dormindo, certamente, em seu regresso. Nem me preocupo mais como antes. 


Às vezes acredito que está em permanente campanha eleitoral, tentando desesperadamente não perder os votos que possuía.


Assim como há a data reservada para as tias, ainda tem o dia dos primos, dos tios, dos tios-avós, dos amigos, dos colegas de trabalho. A sorte que é filha única e sobrou um dia para mim, senão teria ainda o dia dos irmãos.


Nunca vi ninguém cuidar tanto da família como o mineiro. Não suporta o adeus, muito menos tolera o tchau. É inté! (traduzindo: volte logo, sem desculpas).


Disponível em Acesso em 25 nov 2024

No trecho "Pois se uma fica sabendo, o risco da desilusão é iminente", as orações subordinadas estabelecem diferentes relações de sentido. Com base nessa análise, assinale a alternativa que descreve corretamente a relação sintática entre as orações.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200574528Língua Portuguesa

No excerto “Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas” as palavras em destaque classificam-se, respectivamente, como:

#Substantivos#Advérbios#Morfologia#Adjetivos
Questão 457941200881050Língua Portuguesa

Não sou eu que tenho deficiência. Incapacitam-me quando instalam um banheiro e eu não entro ou o vaso sanitário é alto para mim. Ou quando vou ao supe...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Ortografia
Questão 457941201060121Língua Portuguesa

Leia a frase: Falta-lhe um cérebro. Assinale a opção CORRETA.

#Sintaxe#Morfologia#Morfologia dos Pronomes#Termos Essenciais da Oração#Regência Verbal e Nominal#Artigos#Substantivos#Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo#Adjetivos
Questão 457941201105480Língua Portuguesa

Os pronomes em geral podem ser utilizados como elementos coesivos de referenciação, pois permitem a retomada de ideias ou termos da oração, garantindo...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual#Morfologia dos Pronomes#Estrutura Textual
Questão 457941201625450Língua Portuguesa

Na frase: "É importante que todos tenhamos consciência na preservação do meio ambiente ", a oração "que todos tenhamos consciência na preservação do m...

#Análise Sintática#Sintaxe
Questão 457941201864772Língua Portuguesa

Observe a palavra em destaque do fragmento do poema de Chico Buarque e em seguida assinale a alternativa que possuir um vocábulo que possuir significa...

#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Orações Subordinadas AdverbiaisQuestões do AMAUC