Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200161949

Analise as afirmativas referentes ao texto: I - O autor usa de argu...

📅 2015🏢 EXATUS-PR🎯 Prefeitura de Nova Friburgo - RJ📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

1

457941200161949
Ano: 2015Banca: EXATUS-PROrganização: Prefeitura de Nova Friburgo - RJDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado
                                O que é... decisão

1º         No mundo corporativo, há algo vagamente conhecido como “processo decisório", que são aqueles insondáveis critérios adotados pela alta direção da empresa para chegar ____ decisões que o funcionário não consegue entender. Tudo começa com a própria origem da palavra “decisão", que se formou ____ partir do verbo latino caedere (cortar). Dependendo do prefixo que se utiliza, a palavra assume um significado diferente: “incisão" é cortar dentro, “rescisão" é cortar de novo, “concisão" é o que já foi cortado, e assim por diante. E dis caedere, de onde veio “decisão" significa “cortar fora". Decidir é, portanto, extirpar de uma situação tudo o que está atrapalhando e ficar com o que interessa.

2º        E, por falar em cortar, todo mundo já deve ter ouvido a célebre história do não menos célebre rei Salomão, mas permitam-me recontá-la, transportando os acontecimentos para uma empresa moderna. Então, está um dia o rei Salomão em seu palácio quando duas mulheres são introduzidas na sala do trono. Aos berros e puxões de cabelo, as duas disputam a maternidade de uma criança recém-nascida. Ambas possuem argumentos sólidos: testemunhos da gravidez recente, depoimentos das parteiras, certidões de nascimento. Mas, obviamente, uma das duas está mentindo: havia perdido o seu bebê e, para compensar a dor, surrupiara o filho da outra.

3º      Então Salomão, em sua sabedoria, chama um guarda, manda-o cortar a criança ao meio e dar metade para cada uma das reclamantes. Diante da catástrofe iminente, a verdadeira mãe suplica: “Não! Se for assim, ó meu Senhor, dê a criança inteira viva ____ outra!", enquanto a falsa mãe faz aquela cada de “tudo bem, corta aí". Pronto. Salomão manda entregar o bebê ____ mãe em pânico, e a história se encerra com essa salomônica demonstração de conhecimento da natureza humana.

4º       Mas isso aconteceu antigamente. Se fosse hoje, com certeza as duas mulheres optariam pela primeira alternativa (porque ambas teriam feito um curso de Tomada de Decisões). Aí é que entram os processos decisórios dos salomões corporativos. Um gerente Salomão perguntaria à mãe putativa A: “Se eu lhe der esse menino, ó mulher, o que dele esperas no futuro?" E ela diria? “Quero que ele cresça com liberdade, que aprenda a cantar com os pássaros e que possa viver 100 anos de felicidade". E a mesma pergunta seria feita à mãe putativa B, que de pronto responderia: “Que o menino cresça forte e obediente e que possa um dia, por Vossa glória e pela glória de Vosso reino, morrer no campo de batalha". Então, sem piscar, o gerente Salomão ordenaria que o bebê fosse entregue à mãe putativa B.

5º        Por quê? Porque na salomônica lógica das empresas, a decisão dificilmente favorece o funcionário que tem o argumento mais racional, mais sensato, mais justo ou mais humano. A balança sempre pende para os putativos que trazem mais benefícios para o sistema.

Max Gehringer, Revista Você S. A. Ano 5. Edição 43. São Paulo, Abril, jan./2002. P. 106.
 Analise as afirmativas referentes ao texto:

I - O autor usa de argumentos históricos: analisa o mesmo fato em tempos diferentes, mostra como foi feito um julgamento antes e como ele poderia ser feito hoje.

II - O assunto tratado no texto foi sobre o conceito de decisão de acordo com o ponto de vista do autor, ou seja, a decisão nas empresas nem sempre é coerente e justa.

III - O uso das palavras “algo", “vagamente" e “insondáveis" no primeiro parágrafo reforça a ideia de que as tomadas de decisões nas empresas são objetivas e condizem com a lógica de seus funcionários, embora não os afetem de forma direta.

Quais afirmativas estão corretas?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca EXATUS-PR no concurso para Prefeitura de Nova Friburgo - RJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200216213Língua Portuguesa

"Segundo Renato Bandeira de Mello, geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a associação da vitamina ...

#Análise Textual#Estrutura Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941200339536Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que identifica incorretamente o tempo e modo dos verbos destacados no texto (reparam, provoque, Vi e Trazia):

#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal#Flexão de Modo Verbal
Questão 457941200488847Língua Portuguesa

Em “– Mas há sempre o que ver...” (4º parágrafo) O termo sublinhado é um fator de coesão que determina uma relação de sentido de:

#Semântica Contextual#Uso dos Conectivos#Reescrita Textual#Análise Textual#Sintaxe
Questão 457941200544172Língua Portuguesa

Em relação aos dados apresentados pela pesquisa, o texto tem uma posição:

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941200796075Língua Portuguesa

De acordo com as regras de concordância, está INCORRETA a alternativa:

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201031776Língua Portuguesa

O plural de “cão” é “cães”. Qual dos substantivos abaixo faz o plural como “cão”?

#Análise Textual
Questão 457941201098166Língua Portuguesa

Analise as afirmativas referente ao texto: I - O propósito geral do texto é denunciar a presença velada do preconceito no Brasil como desdobramento na...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201162968Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

#Ortografia
Questão 457941201380840Língua Portuguesa

Analise as afirmativas referentes à acentuação gráfica das palavras retiradas do texto: I - A paroxítona “decisório" é acentuada por terminar em diton...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Encontros Vocálicos#Ortografia
Questão 457941202048718Língua Portuguesa

“Diz uma testemunha, que um negro levou sua filha embora”. Assinale a alternativa em que a análise dos termos grifados está correta:

#Análise Sintática#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do EXATUS-PR