Em relação ao tratamento de patologias ocasionadas por carências nu...
🏢 AOCP🎯 INES📚 Nutrição e Dietética
#Terapia Nutricional#Nutrição Funcional e Fitoterapia
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca AOCP no concurso para INES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Terapia Nutricional, Nutrição Funcional e Fitoterapia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Em relação ao tratamento de patologias ocasionadas por carências nutricionais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Tratamento para Anemia Ferropriva: realizado através da administração de sais de ferro (sulfato ferroso), preferencialmente por via oral e juntamente com uma fonte de Vit. C (suco de laranja). Em médio prazo, o uso de alimentos enriquecidos com ferro e o consumo de uma dieta equilibrada contendo os alimentos que são as melhores fontes de ferro (carnes e vísceras) e de Vit. C (frutas cítricas) serão suficientes para prevenir uma deficiência. II. Tratamento para Hipotireoidismo: é tratado com a administração por via oral de formas sintéticas dos hormônios T3 e T4 (levotiroxina). Visto que, os danos cerebrais e ósseos causados pela deficiência são reversíveis. O consumo regular de sal iodado e de alimentos fonte de iodo (peixes, frutos do mar, vegetais, leite e ovos) é suficiente para prevenir o desenvolvimento de DDIs (Distúrbios por Deficiência de Iodo). III. Tratamento para Hipovitaminose A: através da suplementação com 2 mega-doses de Vit. A (injeção intramuscular de 100.000 UI – 10 mg – ou 200.000UI de palmitato de retinil) é indicada para uma resposta imediata. O tratamento deve seguir com o planejamento alimentar rico em fontes de Vit. A e o consumo de alimentos fortifcados. IV. Tratamento para Desnutrição: o primeiro passo é a recuperação do estado nutricional do paciente, através da oferta de uma dieta hipercalórica (rica em alimentos com alta densidade energética, muito calóricos) e hiperproteica (rica em proteína com alta biodisponibilidade), e o tratamento das doenças associadas à carência alimentar. Em médio prazo, o uso de suplementos energéticos, um planejamento alimentar adequado (quantitativa e qualitativamente) e ações de educação nutricional (incluindo toda a família) poderão promover o crescimento das crianças e o ganho de peso.