///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca COPS-UEL no concurso para Prefeitura de Londrina - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Teorias e Escolas Principais, Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo, Notícia, Teoria do Gatekeeping, Elaboração de Notícias, Gêneros Jornalísticos, Práticas Jornalísticas.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A Teoria do Gatekeeping, também conhecida como a Teoria da Ação Pessoal, teve grande influência nos estudos do jornalismo nas décadas de 1950 e 1960. Seus defensores enfatizavam a percepção e a seleção individual do jornalista, destacando sua subjetividade e seus valores na hora de selecionar e divulgar a notícia.
Sobre as características desta Teoria, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O termo gate, do inglês, significa portão, e gatekeeper designa porteiro. Então, o jornalista seria uma espécie de porteiro que deixa ou não entrar a notícia que ele desejar.
( ) O jornalista gatekeeper tem o poder de decidir e de filtrar os fatos sociais, suas relevâncias e seus graus de importância.
( ) A função do editor enquanto mediador e coordenador central das pautas diminui, enquanto a decisão individual do jornalista cresce.
( ) Para essa teoria, as notícias são um produto socialmente construído, independentemente do jornalista, que reproduz a ideologia dominante e legitima o status quo.
( ) Os jornalistas seriam os “cães de guarda da sociedade”, protegendo-a através do portão (gate) contra os interesses do “Quarto Poder” (Imprensa).
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.