O planejamento do horário escolar é uma tarefa multifacetada que afeta diretamente a eficácia do processo de ensino e aprendizagem, o bem-estar psicossocial de alunos e professores e a eficiência da gestão escolar. Em um contexto de ensino médio, onde desafios como o baixo desempenho acadêmico em disciplinas específicas, altos níveis de estresse entre os estudantes e complicações logísticas no uso dos espaços escolares são evidentes, o Orientador Educacional é convocado a colaborar na reformulação do horário escolar. Nesse sentido, analise as propostas a seguir:
l. Implementação de um sistema de blocos, com aulas mais longas e menos transições durante o dia, visando tanto ao aprofundamento dos conteúdos quanto à redução do estresse relacionado a múltiplas mudanças de sala e disciplina.
II. Distribuição das disciplinas que exigem maior esforço cognitivo durante os horários de pico de atenção dos alunos, com base nos ritmos circadianos característicos da adolescência, maximizando, assim, a eficiência do aprendizado.
III. Alocação de tempos específicos na grade horária regular para atividades de tutoria, orientação educacional e desenvolvimento socioemocional, garantindo suporte contínuo aos alunos.
IV. Criação de "períodos flutuantes" semanais, permitindo flexibilidade para a realização de projetos interdisciplinares e atividades extracurriculares, sem comprometer o cumprimento dos conteúdos programáticos obrigatórios.
V. Adoção de um modelo de horário cíclico, no qual a ordem das disciplinas varia ao longo da semana, a fim de evitar a sobrecarga cognitiva em determinados dias e promover uma distribuição equilibrada das demandas escolares.
É correto o que se afirma em: