///
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca FUNDEP (Gestão de Concursos) no concurso para SEDESE-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Bases Históricas e Teórico-Metodológicas do Serviço Social, Origem e Estruturação do Serviço Social.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
As questões 42 a 44 foram baseadas no artigo "Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do serviço social brasileiro na contemporaneidade", de Maria Carmelita Yazbek.
Analise as assertivas abaixo, concernentes às tendências históricas e teóricometodológicas do Serviço Social no Brasil e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas
( ) O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do serviço social brasileiro, a partir dos anos 1940, começa a ser tecnicizado, ao entrar em contato com o serviço social norte-americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista.
( ) A partir dos anos 1980, o serviço social vai apropriar-se do pensamento de Gramsci, particularmente de suas abordagens acerca do Estado, sociedade civil, do mundo dos valores, da ideologia, da hegemonia, da subjetividade e da cultura das classes subalternas.
( ) Os anos 1980 e 1990 foram anos adversos para as políticas sociais e se constituíram em terreno particularmente árido para o avanço da regressão neoliberal, que desgastou as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.